Use os 4 Rs da Educação financeira
Ao iniciar um negócio de flores, uma das preocupações dos empreendedores é de como sair do ponto de inércia e começar a vender. Afinal, são as vendas que garantirão a perpetuação da empresa, assegurando o retorno do capital inicial investido; o pagamento dos fornecedores, despesas e funcionários e, finalmente, a obtenção de lucro. É claro que, arriscar e começar essa empreitada no ramo da floricultura já é um grande passo para alcançar estes objetivos! Porém, existem outras estratégias e ações que podem ser adotadas para garantir um bom – e contínuo – fluxo de vendas. Ao invés de aguardar pela chegada dos clientes, que tal ir até eles?

Mas antes de nos aprofundarmos nas táticas, é necessário estabelecer metas, que são essenciais quando tratamos do gerenciamento financeiro de um negócio, principalmente se pensarmos a partir dos 4 Rs da educação financeira. O primeiro, “Reconhecer”, propõe justamente uma reflexão sobre seus gastos e definição de propósitos a serem cumpridos. Por isso, um pequeno exercício pode ajudá-lo nesse raciocínio: pensando em um mês padrão, sem datas comemorativas, vamos estabelecer uma meta ilustrativa de R$ 8 mil mensais para o seu negócio, supondo que este valor seja suficiente para pagar os custos, ter um pró-labore e ainda manter uma pequena reserva como capital de giro.
A partir daí precisaremos fazer alguns cálculos como forma de controle, entrando no segundo R, “Registrar”, pois, em um empreendimento, devemos ter dados tangíveis e precisos para manter o controle e a sustentabilidade do negócio. Dividindo os R$ 8 mil por 24 (número de dias trabalhados no mês, considerando uma jornada de segunda a sábado), a soma final é de R$ 333,33 (arredondamos para R$ 334,00). Pronto! Para alcançar sua meta mensal, este seria o valor mínimo de venda necessário em cada um dos 24 dias trabalhados. E, se formos além e pensarmos que o ticket médio da sua loja é de R$ 50,00, isso significa que você deverá realizar 7 vendas para ultrapassar sua meta diária.
Tendo esses registros em mãos, vender parece mais possível e torna-se mais fácil chegar ao terceiro R, “Revisar”, e analisar em quais pontos você pode melhorar para chegar (e até mesmo exceder) esse tão sonhado valor de venda! Para fechar, o quarto R, “Realizar”, é sobre “colocar a mão na massa” e pôr em prática algumas dicas e, definitivamente, passar a vender todos os dias na sua floricultura:
Tenha canais de comunicação ativos
Hoje em dia as redes sociais funcionam como uma vitrine. Um perfil desatualizado e sem informações importantes, pode desencorajar o consumidor antes mesmo de qualquer contato prévio ou orçamento! Por isso, mantenha uma boa frequência de posts e aposte em conteúdo autoral, com fotos e artes bem elaborados. Confira um de nossos posts mais recentes sobre Apps gratuitos para editar suas fotos e melhorar as vendas na próxima data comemorativa
Construção de autoridade
Para ser referência no assunto e fazer com o que o seu cliente pense em você ao ter uma demanda, você deve mostrar seu conhecimento não só por meio das suas redes mas também durante o atendimento. A chave para isso é muito estudo e dedicação para sempre trazer informações corretas e precisas. Você pode, por exemplo, fazer uma lista de assuntos nos quais gostaria de aprofundar seu entendimento e dedicar uma semana para se debruçar sobre cada tema. Enfim, cada um tem a sua maneira de obter conhecimento. O mais importante é nunca parar de estudar.
Fique de olho nas tendências
Unir os novos recursos disponíveis na sua área de atuação com o que a tecnologia tem a oferecer é imprescindível! Um exemplo é apostar em vídeos curtos e postá-los nos reels do Instagram ou na plataforma TikTok. Conectar o seu conteúdo a sucessos do momento e as “trends” – vídeos virais que são replicados por milhões de usuários – podem aumentar não só o seu número de visualizações e seguidores mas transformar estes “números” em clientes reais. Se atualize sempre!
Atendimento personalizado e pró-atividade
Não é à toa que o termo “pró-atividade” seja muito utilizado por recrutadores que estão à procura do funcionário ideal. No seu negócio de flores, essa pessoa deve ser você! Seja o responsável por trazer as soluções que o seu cliente precisa, mesmo que no primeiro momento não haja experiência da sua parte com certo tipo de situação ou demanda. Personalizar seu atendimento, ser acolhedor e se adaptar às necessidades do consumidor, com certeza contará muitos pontos ao seu favor.
Tráfego pago
Investir em anúncios nas redes sociais e sites para aumentar a visibilidade da sua loja também é um ótimo caminho e pode fazer com que você seja visto (e lembrado) por muitas pessoas, principalmente quando a veiculação vem acompanhada de uma boa ideia, com propagandas que entram no imaginário do telespectador.
Best sellers
Dê uma atenção especial aos produtos que possuem uma boa conversão. Deixe-os sempre presentes em seus stories e anúncios, pois eles podem ser um atrativo inicial para dar visibilidade aos demais artigos e serviços oferecidos por você.
Parcerias
Como o significado da palavra já diz, a parceria busca alcançar um objetivo comum entre os indivíduos. Seja parcerias com fornecedores, para garantir combos de produtos; seja parcerias com influenciadores digitais, para divulgar a sua loja; ter boas relações é de grande valor.
Utilize modelos de venda recorrente
como a assinatura de flores. É uma ótima forma de ter o seu negócio em movimento com montantes já ajustados de entrada para o próximo mês.
É isso! Espero que aproveitem as dicas e sintam-se livres para criar outras estratégias que estejam de acordo com a realidade do seu negócio.





