Em 1996, o fundador da Microsoft, Bill Gates, disse pela primeira vez uma frase que ficaria marcada no imaginário do público até os dias atuais: “Content is king” (“Conteúdo é rei”, em português). Em um artigo, o magnata da tecnologia discorria justamente sobre a produção de conteúdo na internet, em uma época na qual a sociedade ainda não tinha dimensão de seu real poder e de como o Marketing de Conteúdo seria transformado por essa realidade.

Atualmente, nós sabemos que realmente, a internet fez toda a diferença na produção, publicação e distribuição de conteúdo, afinal, ganhamos novos meios para chegar aos clientes dos nossos negócios de flores, como redes sociais, blogs (como esse!), e-mail marketing, newsletter e uma infinidade de outras plataformas. Por isso, as dicas de hoje são focadas em como produzir textos e posts com temáticas bem elaboradas para atrair ainda mais clientes para o seu negócio de flores. Vamos lá!
Estratégias para fazer um bom marketing de conteúdo na sua floricultura

Atente-se a linguagem e a estética – Cada rede social possui uma forma diferente de se comunicar com os usuários e é preciso adaptar seu conteúdo para cada uma delas. Por exemplo, o Twitter é popular pela postagem de textos mais curtos. Aliás, é a escrita que predomina nessa plataforma. Já o Instagram possui um conteúdo mais visual, de fotos e vídeos. Embora exista a possibilidade dos textos, ou melhor, as legendas, serem maiores, o que é mais comum são escritas mais sucintas.
O Tik Tok, o aplicativo de mais sucesso do momento, tem conteúdo 100% focado em vídeos curtos. O YouTube, por sua vez, é mais direcionado para conteúdos em vídeo mais extensos. Além dessas particularidades, cada uma dessas redes atinge públicos diferentes, o que também influencia na hora de produzir conteúdos para cada uma delas. Sendo assim, diversificar é a palavra de ordem!
Demonstre a qualidade do seu produto – Existem inúmeros empreendedores que realmente executam um ótimo trabalho à frente do seu negócio mas não conseguem demonstrá-lo para o seu cliente. Principalmente para quem possui negócios totalmente online (como é o caso da Villa Flores), a preocupação é dobrada: primeiro, é preciso produzir um bom buquê e uma cesta que irá encantar os olhos do destinatário do pedido.
Em segundo, é preciso capturar o melhor deste produto para uma foto ou vídeo que será divulgado nas redes. Essa segunda etapa pode ser um desafio para muitos, afinal, os seguidores que terão acesso ao conteúdo terão uma visão simplificada daqueles artigos (sem todos os ângulos, texturas e possibilidades do “ao vivo”) e ainda assim precisam se surpreender. Por isso, treine seu olhar e tire fotos surpreendentes do seus produtos.
Como eu aplico o Marketing de Conteúdo nos meus empreendimentos

O meu trabalho como empreendedora de um negócio de flores, divide-se em duas vertentes: como florista responsável pela floricultura Villa Flores; e como gestora e criadora de conteúdo para a escola de negócios Floricultura Lucrativa. Então, nada melhor do que mostrar para vocês um pouco de como os conteúdos divergem nesses dois segmentos diferentes, que se encontram dentro de um mesmo mundo: o das flores!
Instagram @villaflores.es – Por lá, eu mostro os pedidos que eu produzo no meu ateliê de flores, reposto conteúdos dos meus clientes e divulgo a forma pela qual os consumidores podem fazer suas encomendas comigo. Esse perfil é a primeira vitrine do meu negócio que um comprador em potencial tem acesso, já que trata-se de uma floricultura totalmente online.
Instagram @floriculturalucrativa – Já nesse perfil, a produção de conteúdo é exclusivamente voltada para a gestão de floriculturas. Nesse caso, o feed é predominantemente composto por artes com assuntos e dicas multidisciplinares para a manutenção e crescimento de empresas do ramo (embora as flores ainda estejam presentes por meio da identidade visual e fotos que acompanham as dicas).
YouTube Floricultura Lucrativa – Nesse canal, eu consigo abordar conteúdos de maneira mais aprofundada, em forma de vídeo. As lives que estão disponíveis possibilitam maior proximidade com meu público, bem como outras visões para um determinado assunto (pois algumas são realizadas em parceria com profissionais especialistas nos temas abordados). No canal, também são publicados vídeos mais curtos, resumindo tópicos que foram tratados nos vídeos mais longos.
Site Floricultura Lucrativa – Por último, mas não menos importante, é este ambiente virtual onde você está neste momento! Além dos textos mais teóricos para reflexão e estudo, também estão disponibilizados o meu desafio de 21 dias para criar sua coleção e a mentoria personalizada e individual que desenvolvi para donos de negócios de flores. Viu como é realmente possível diversificar os conteúdos para diferentes meios?
Série “Estratégias eficazes para atrair clientes”

Este conteúdo faz parte de uma série de quatro textos que serão publicados ao longo do mês de setembro, com estratégias focadas em quatro vertentes do Marketing e que eu, Paula Coutinho, aplico no meu próprio negócio para angariar novos clientes e manter minha Floricultura Lucrativa.
Como uma empreendedora digital, sei da relevância que o estudo do marketing tem na saúde de uma empresa. Assim, alinhando conteúdo teórico com dicas práticas e situações reais do cotidiano de um empreendimento de flores, tenho certeza que você conseguirá obter conhecimento para aplicar na sua floricultura. Vamos embarcar nessa juntos?
Texto 2: Marketing Digital: essa estratégia é fundamental para o crescimento da sua floricultura




