Nos últimos anos, tornou-se inevitável para nós, brasileiros, falar sobre o aumento de preço dos produtos. Seja na alimentação, vestuário, eletrônicos e, no nosso caso, nas flores, é perceptível que está cada vez mais difícil fechar as contas. Parte disso se deve ao fato de que estamos há mais de 2 anos vivendo em uma pandemia, que impactou negativamente a vida das pessoas em inúmeros sentidos. Somando à alta inflação que o país atravessa, o nosso poder de compra diminuiu drasticamente e, ficou quase impossível não reajustar a tabela de valores.De acordo com uma matéria publicada pela CNN Brasil, na véspera do Dia das Mães de 2022 (uma das datas mais importantes e rentáveis para os floristas), os maiores aumentos registrados foram nas rosas (200%), callas (100%), lírios (150%), astromélias (300%) e rosas vermelhas (300%).
Mas, de um modo geral, a situação está cada vez mais alarmante. Por exemplo, há pouco tempo fiz uma compra de 10 pacotes e paguei R$ 450,80 no total. E aí veio a surpresa: ao checar os meus arquivos de controle de caixa mensal, percebi que no dia 5 de janeiro deste ano, eu comprei 30 pacotes que custaram R$ 505,20. Ou seja, comprei duas vezes mais em relação a quantidade atual e paguei apenas R$ 54,40 de diferença. Chocante, não?
Lei da Oferta e da Demanda
Segundo o comunicado do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) – órgão que representa e defende os interesses do setor de flores e plantas ornamentais no Brasil – um dos fatores que também influenciou na elevação do preço das flores foi o aumento da demanda (após a flexibilização e a retomada dos eventos) comparado a uma baixa oferta dos produtores, que tiveram que diminuir seu ritmo de produção por conta da pandemia. E quando a demanda é maior que a oferta, nós já sabemos o que ocorre, não é?
Para facilitar, eu trouxe um quadro para vocês que explica de forma básica e bem resumida este conceito, pois ele é importante não só para entender o momento que estamos vivendo mas para ter uma visão geral de como funciona o mercado:
O que é oferta: | O que é demanda: |
A oferta é a quantidade de produtos disponibilizados no mercado por produtores ou vendedores. | A demanda (ou procura) é a quantidade de compradores (clientes) que estão à procura de um determinado produto e dispostos a comprá-lo. |
Quando a oferta é maior… | Quando a demanda é maior… |
A tendência é que os preços dos produtos baixem para que, consequentemente, a demanda aumente e os produtos finalmente sejam vendidos, evitando o prejuízo por parte dos vendedores. | Nesse caso, os produtos costumam aumentar o valor, pois se valorizam devido a alta procura por parte dos consumidores que, por sua vez, precisam se dispor a pagar um pouco mais para adquirir o item, devido a sua escassez. |
Quando o equilíbrio ocorre…
Se a demanda e a procura estão ocorrendo de forma equiparada, o preço do produto também tende a se estabilizar. (Lembrando que esta abordagem está simplificada e exclui outros fatores externos que também podem influenciar no valor de um produto. No caso das flores, como já falei no início do texto, além da elevação da demanda, a pandemia e a inflação também têm grande participação na mudança dos preços).
Dicas para o seu negócio sobreviver a este período
Como parte do meu trabalho aqui na Floricultura Lucrativa, além de ensinar alguns conteúdos teóricos, é também trazer soluções práticas para nós, donos de negócios de flores, vamos lá:
Estoque:
- Fugir das armadilhas de flores que mais sofrem variação de valor.
- Realizar uma boa compra, negociando valores e formas de pagamento.
- Controlar o estoque, para driblar as compras desnecessárias.
- Monitorar o armazenamento para ter perda quase zero de insumos.
Tabela:
- Evitar modelos fixos de Buquês.
- Privilegiar o mix de flores, assim você consegue misturar flores mais caras com flores mais em conta.
- Destacar os kits e colocar flores junto de outros produtos que não possuem variação de valor na mesma época.
- Cortar produtos que não estejam sendo viáveis naquele momento ou pelo menos suspender por uma temporada.
Financeiro:
- Manter um controle dos custos compra após compra toda semana ou todo mês para que possíveis ajustes sejam feitos.
- Rever constantemente seu planejamento para não ser pego de surpresa.
- Elevar o ticket médio de compra dos seus clientes.
- Ficar de olho na precificação dos seus produtos.
Bom, vou ficando por aqui! Mas na torcida de que os próximos meses (e anos) sejam melhores para o ramo de flores e para a situação econômica do nosso país.