Contagem regressiva! Estamos há menos de 1 mês da data mais romântica do ano: 12 de junho, o Dia dos Namorados! A troca de presentes entre os amados e os jantares ou almoços especiais já são quase que consenso para celebrar o amor, mas as flores são elementos que podem elevar ainda mais a comemoração. E é neste ponto que iremos nos destacar!
Na verdade, sejamos sinceros: flores combinam com todas as datas comemorativas! E, por isso, eu montei um desafio de 21 dias para criar a sua coleção especial para uma data comemorativa, pois, já que estamos diante de um momento importante, nossos serviços também podem se personalizar. O mais legal é que você pode aplicar esse método durante todo o ano, pois ele não se atém a uma comemoração específica.
Mas ok, por que você deveria criar uma coleção para cada data? Quais são os benefícios? Neste texto eu vou te mostrar que esse “trabalho extra” de elaborar uma coleção pode ser muito rentável e prático e ainda poupará seu tempo nesses dias em que a demanda costuma aumentar consideravelmente. Vem comigo!
Começando… O que é uma coleção?

Coleção é uma seleção de produtos desenvolvidos para que façam sentido entre si (na estética e design, na finalidade ou no tema) mas que também podem funcionar de forma avulsa. Coleções podem ser lançadas de acordo com as estações (Coleção de Primavera); conforme datas comemorativas (Dia dos Namorados) ou baseado em algum conceito específico criado pelo gestor do negócio. (Neste caso, trouxe um exemplo fictício: “Coleção Surpreenda”, que traria kits pensados para facilitar a vida de quem deseja fazer uma surpresa, com alguns temas já determinados. “Amor”, uma opção voltada para casais; “Família”, para presentear em conquistas importantes ou pela chegada de um novo membro e “Negócios”, para celebrar uma parceria de sucesso). Viu como é possível brincar com a criatividade?
Hora dos benefícios!
Flexibilização da tabela de preços:
Quem gerencia um negócio, sabe que falar sobre ajuste de preços pode ser extremamente delicado. Principalmente em datas comemorativas, o valor das flores costuma ficar mais elevado e a única saída é o aumento do valor da tabela. Criar uma coleção personalizando e fazendo pequenas modificações em produtos que você já vende todos os dias, transformando-os em novos itens, trará uma maior ideia de exclusividade do artigo e fará com que os consumidores assimilem melhor essa mudança no custo. Outra dica interessante para evidenciar ainda mais essa diferença entre os produtos, é nomeá-los de forma distinta do usual (exemplo: ao invés de distingui-los pelos tamanhos, dê nomes especiais para cada item da coleção).
Diminuição de erros e de tempo
Geralmente, eu indico a criação de coleção com até 5 itens. Essa quantidade reduzida – que também pode ser chamada de “coleção-cápsula” é prática para todos: para o cliente, a escolha do produto ideal se torna mais rápida, já que o leque de opções é mais enxuto (quem nunca passou horas e horas escolhendo algo pois se perdeu na infinidade de opções?); e para nós, donos de um negócio de flores, o risco de erro na montagem dos pedidos é minimizado, já que vamos nos ater a uma quantidade limitada de itens. Além do mais, uma cartela de produtos menor nos possibilita explicar aos consumidores com mais profundidade sobre as opções disponíveis.
Novidade e exclusividade
Esse benefício é precioso, especialmente para negócios mais antigos que possuem muitos clientes fidelizados. Quem compra há muito tempo com você, já conhece o seu portfólio. Nesse sentido, criar uma coleção despertará o sentimento de novidade neste comprador, o que é muito importante. Afinal, todos gostam de empresas que estão sempre um passo à frente, inovando e surpreendendo seus clientes fiéis. E, ainda, como grande parte das coleções costumam ficar disponíveis por tempo limitado, um sentimento de escassez é criado no consumidor, levando-o a esse tipo de raciocínio: “se eu não comprar, os produtos se esgotarão e eu perderei a oportunidade de presentear alguém com um item exclusivo, pensado exatamente para essa data ou ocasião”. O foco é se antecipar!
Bônus: Planilha de Entregas

Se você chegou até aqui e já se convenceu a ingressar nessa jornada comigo, saiba que não para por aí! Um dos benefícios deste desafio de 21 dias é uma planilha para otimizar suas entregas e fazer isso com o máximo de organização possível. Este é o último – e um dos mais importantes passos – para fornecer uma coleção de sucesso ao seu público final. O meu desafio ainda conta com cronograma de etapas e script de parcerias e vendas, tudo para garantir que você consiga cumpri-lo com êxito! Clique aqui para entender melhor como funciona e ver alguns depoimentos de empreendedoras que já colocaram as dicas em prática: https://floriculturalucrativa.com.br/desafio/
Já estou ansiosa para conhecer a sua coleção! Até o próximo desafio!




