Como posicionar seu Negócio de Flores nas redes sociais

por 20/05/22Instagram, Marketing0 Comentários

Há poucas décadas, a principal forma de comprar partia de uma pesquisa de campo. Começava com a ida até grandes centros comerciais, shoppings e comércios de rua, para olhar vitrines, pegar panfletos para conferir os preços e, por fim, garantir a melhor compra. Porém, atualmente, tudo isso pode ser feito sem sair de casa, economizando tempo e dinheiro do consumidor, que possui um leque ainda maior de negócios para orçar um bom serviço, com um valor que se adeque a sua realidade.

E, se no início o comércio virtual restringia-se aos sites ou grandes plataformas de vendas, com o crescimento das redes sociais e, principalmente após a popularização do Instagram e sua possibilidade de vinculação com a página do Facebook, é possível vender exclusivamente por essas mídias.

De acordo com o estudo Social Commerce, realizado pelas empresas All iN/Social Miner, Etus e Opinion Box e divulgado pelo Portal Terra, 74% dos consumidores brasileiros utilizam as redes sociais para buscar produtos. Ainda, 23% dos entrevistados disseram fazer compras semanais utilizando-se desses meios.

Do físico para o online

Além dos dados, trago também a minha experiência pessoal, que materializa um pouco do que foi apontado na pesquisa. Após 3 anos funcionando no formato padrão, com uma loja física, eu percebi que, em média, 90% das minhas vendas ocorriam por meio das redes sociais e WhatsApp. Então eu ponderei e notei que as altas despesas geradas por um modelo de negócios presencial já não eram tão necessárias. Assim, em 2016 eu fechei as portas e mergulhei de cabeça no mundo online.

Nos 5 anos neste esquema, comecei a estudar Marketing Digital e não parei mais. Além de estudar e aplicar o que aprendi, agora também tenho a oportunidade de repassar a vocês um pouco do conhecimento adquirido durante essa trajetória e mostrar que pode valer a pena investir mais nas redes sociais.

Arrume sua vitrine!

Vamos de “faça você mesmo”? Criei um passo a passo com dicas importantes para manter o seu perfil organizado e objetivo para cativar os clientes que adentrarem em seu espaço virtual. Assim como nas vitrines de lojas físicas, o objetivo é encher os olhos de quem procura por seus serviços e trazer todas as informações da maneira mais dinâmica possível:

Tipo de perfil: mude de “pessoal” para comercial”

O formato comercial de perfil te fornece funcionalidades essenciais para o seu negócio, como métricas das postagens e possibilidade de fazer tráfego pago.


Username (@) sem complicações

É importante que o seu @ esteja diretamente conectado ao nome do seu negócio. Evite o excesso de underlines ( _ ), pontos ( . ) ou quaisquer caracteres que dificultem a leitura. Exemplo do meu perfil: @villaflores.es (siga-me!)


Foto de perfil

O ideal é utilizar a sua logo mas, caso você não tenha uma ou se identifique como florista, também é possível utilizar uma foto sua. Também vale fazer uma arte relacionada ao negócio ou de algum arranjo realizado por você.


Bio estratégica

Um dos pontos cruciais do perfil, a biografia deve trazer suas principais informações. Como existem vários elementos nela, vamos por partes:

Nome: Você pode usar o seu nome + o da sua loja, pode colocar o nome da sua empresa + a palavra floricultura ou qualquer outra variação neste sentido. 

Exemplo do meu perfil: Villa Flores  ®️ (o R simboliza que minha marca é registrada)

Área de atuação: Abaixo do nome, você consegue expor o nicho no qual atua. Como as opções são restritas, pode deixar em branco caso nenhuma consiga representar 100% a sua loja.

Exemplo do meu perfil: Florista
Descrição: Ali você precisa se apresentar de forma atrativa para que a pessoa que entrar faça ação de seguir e continuar conhecendo seu perfil. É a sua porta de entrada, seu cartão de visita.

Exemplo do meu perfil:

  • 💎 Desde 2013 espalhando flores, cores e sentimentos por aí!
  • 💐 Buquês e Cestas
  • 🌸 Ateliê de Flores 100% Virtual
  • 📍Vitória/ES
  • 📱 Encomendas ⤵️

Link: Para finalizar a seção de bio, neste espaço você pode colocar seu site, e-commerce ou linktree (uma ótima opção para reunir vários links úteis em apenas uma página).

Exemplo do meu perfil: Eu escolhi o link do WhatsApp, pois é por lá onde recebo as encomendas da Villa Flores.


Destaques organizado

Continuando o percurso pelo perfil, deixe nos destaques temas úteis que podem ser de interesse do consumidor, como depoimentos e feedbacks de suas vendas; reposts de clientes utilizando seus produtos/serviços; sua interação com os seguidores (respondendo dúvidas sobre o seu negócio)… Enfim! Também sugiro deixar capas em seus destaques para deixá-los harmoniosos. Geralmente, fazer artes com ícones que remetam ao tema de cada um deles funciona bem.

Exemplo de destaques do meu perfil: Noivas da Villa; Você na Villa; Parceiros; Como Comprar; Perguntas (estes são os mais recentes. Para conferir todos, já sabe! @villaflores.es)


Feed coerente

 O feed é mais uma oportunidade de nos apresentar para o cliente. Só que, desta vez, utilizando vídeos e fotos que despertem o desejo deles pelos nossos produtos. No meu caso, postar fotos foi o que mais deu certo – tanto para engajamento quanto para comunicação efetiva. No início, faça uma experiência de postar em diferentes formatos e acompanhar pelas métricas do perfil quais deles irão cativar o seu público.

Legenda: Apesar de ser negligenciada por muitos, a legenda é um complemento fundamental para o seu post. Neste espaço, é bom evitar textos longos e seguir um padrão, assim o cliente começa a leitura sabendo que encontrará as informações desejadas. Também é válido usar hashtags, pois muitas pessoas podem te encontrar por meio delas!

Exemplo do meu perfil:

  • 💌 Para demonstrar amor: Flores e Chocolates!
  • ⚜ Da série Monte seu Kit: Buquê Cores P + Pack de Ferrero Rocher.
  • Solicite nossas tabelas.
  • 📱Encomendas e entregas: 98114-5822 (Whatsapp – Link na Bio).


Frequência: apareça sempre!

Quem acompanha assiduamente o seu perfil sempre espera por novos conteúdos, tanto no feed quanto nos stories. E, para novos seguidores, um perfil atualizado demonstra comprometimento com o negócio. Portanto, estabeleça uma frequência honesta, a qual você consiga de fato cumprir.

O ideal é criar um planejamento com antecedência (seja semanal, quinzenal ou até mesmo mensal) mas, caso não consiga, tenha sempre alguns posts em standby para utilizar em casos de imprevistos ou quando a rotina está muito corrida para elaborar algo do zero. Para mim, tem funcionado bem fazer posts de segunda a sexta-feira, sempre pela manhã.


Colocar preço ou não?

No Código de Defesa do Consumidor existe um artigo falando sobre o preço exposto deve ser o preço cobrado. Ou seja: para evitar comprometimento legal, caso escolha colocar o preço, adicione uma observação dizendo: “valor sujeito a alteração conforme tabela vigente”.

Assim, toda vez que alterar a sua tabela de preços você não precisa mexer no Instagram todo. No meu caso, nunca coloquei preços e só passo o valor quando me perguntam.

Ufa! Não faltaram dicas nesse post, não é mesmo? Espero ter te inspirado a deixar sua página ainda mais atrativa. É hora de atualizar o perfil!

PAULA COUTINHO

PAULA COUTINHO

Fundadora da Villa Flores & Expert Club.

Empreendedora Digital especialista em Tráfego Pago e Negócios de Flores.

Você quer saber mais sobre gestão de negócio de flores? Mande-nos uma mensagem!




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