Marketing Estratégico: conhecer seu negócio de flores e o mercado em que atua é essencial!

por 28/09/22Marketing, Negócios0 Comentários

Para executar uma campanha de qualidade e que renda frutos, além de um bom planejamento de marketing, o empreendedor de um negócio de flores deve ter objetivos e metas bem traçadas para o futuro da sua empresa. Ou seja: mais do que pensar apenas em ações pontuais que podem gerar um hype momentâneo, é preciso saber aonde se quer chegar com seu empreendimento e em quanto tempo. O estudo e a execução que objetive alcançar esses resultados é entendido como marketing estratégico.

Essa é realmente uma prova de fogo sobre o quanto você tem domínio do seu negócio e do mercado em que está inserido, pois ter essas percepções com clareza, bem como possuir dados e esmativativas sobre os tópicos, é o primeiro passo para construir estratégias bem sucedidas para aplicar na sua floricultura. Vamos entender um pouco mais?

Como adotar o marketing estratégico no seu negócio de flores

Definição de público-alvo – Quando você possui o entendimento de que os clientes da sua loja, se vistos de maneira geral, formam um grupo que compartilha algumas características similares, fica mais fácil obter melhores resultados nas ações de marketing realizadas, já que o planejamento será majoritariamente voltado para essa parcela da população. Inclusive, em outro post aqui no blog eu já ensinei passo a passo de como definir o público-alvo da sua floricultura. 

Inclusive, grande parte desse público vem justamente de como a sua marca se posiciona no mercado, afinal, muitos consumidores podem se sentir atraídos por um negócio por se identificarem com seus valores, postura e identidade. Neste post, sob a ótica do Prisma de Kapferer, eu explico os seis aspectos que devem ser avaliados ao se construir uma identidade de marca. Confira!

Equilíbrio financeiro – Para fazer grandes investimentos em marketing estratégico e levar sua empresa a outros patamares, um ponto imprescindível é verificar se esses gastos serão bem recebidos pela sua contabilidade. Todas as ações a serem realizadas devem ser cotadas individualmente e todos os valores devem estar minuciosamente registrados em uma planilha, para que no fim de cada projeto, fique catalogado onde cada centavo foi investido.

Aliás, se você está planejando cortar alguns gastos supérfluos para fazer esse investimento, sugiro que dê uma olhada no texto onde ensino o método dos sete degraus da organização financeira.  

Análise SWOT – Também conhecida como Análise FOFA (em português), visa elencar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de uma empresa. O objetivo, ao fim da lista, é trabalhar para diminuir as fraquezas e as ameaças e aumentar as forças e as oportunidades. Nesse exercício, é importante pensar em fatores internos e externos que têm influência sobre o seu negócio.

Mais do que apenas anotar prós e contras do seu empreendimento e do ramo no qual você atua, essa análise traz uma reflexão e oportunidades de melhoria para o que não vai bem e potencialização daquilo que está funcionando, para minimizar prejuízos e focar no crescimento. Acompanhado deste balanço, fazer um estudo de mercado também pode te ajudar muito a conhecer seus concorrentes e acrescentar ainda mais a sua análise SWOT.

Dicas simples mas que fazem a diferença no marketing estratégico da sua floricultura

Adotar metas e prazos – No início do texto, eu citei sobre “saber onde se quer chegar e em quanto tempo” e é justamente aí onde esse questionamento se encaixa. Como você espera que o seu negócio esteja daqui a um ano? E daqui cinco? Quantos novos clientes você espera alcançar? E qual faturamento visa atingir? E quantas cestas e buquês pretende vender? Pensar a curto, médio e longo prazo e ter estimativas realistas do seu negócio de flores te ajudará a traçar as estratégias para concretizar esses planos.

Mantenha a organização – Para dar conta de tantos detalhes na rotina de uma empresa, é sempre bom ter à mão ferramentas que facilitem esse processo e economizem o tempo do empreendedor. Pensando nisso, eu preparei um post com aplicativos para você usar na gestão da sua floricultura. Inclusive, é possível usá-los para botar em prática as táticas de marketing estratégico para o seu negócio passadas ao longo desse texto. Muito bom, não é?

Série “Estratégias eficazes para atrair clientes”

Este conteúdo faz parte de uma série de quatro textos que serão publicados ao longo do mês de setembro, com estratégias focadas em quatro vertentes do Marketing e que eu, Paula Coutinho, aplico no meu próprio negócio para angariar novos clientes e manter minha Floricultura Lucrativa. 

Como uma empreendedora digital, sei da relevância que o estudo do marketing tem na saúde de uma empresa. Assim, alinhando conteúdo teórico com dicas práticas e situações reais do cotidiano de um empreendimento de flores, tenho certeza que você conseguirá obter conhecimento para aplicar na sua floricultura. Vamos embarcar nessa juntos?

Texto 1: Marketing de Indicação: os clientes têm o poder de fazer propaganda gratuita da sua floricultura. Aprenda como!

Texto 2: Marketing Digital: essa estratégia é fundamental para o crescimento da sua floricultura

Texto 3: Marketing de Conteúdo: postagens assertivas aumentam o engajamento da sua floricultura nas redes 

PAULA COUTINHO

PAULA COUTINHO

Fundadora da Villa Flores & Expert Club.

Empreendedora Digital especialista em Tráfego Pago e Negócios de Flores.

Você quer saber mais sobre gestão de negócio de flores? Mande-nos uma mensagem!




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