Nos últimos anos, o Marketing Digital se tornou uma das vertentes do Marketing mais comentadas na internet. Apesar da popularidade, muitas pessoas relacionam essa área à venda de infoprodutos, quando na verdade, esse conceito não baseia-se apenas em uma ação específica mas sim no conjunto de métodos e processos aplicados para que um negócio de flores obtenha sucesso no mundo online e eleve suas vendas, seja em qual plataforma estiver.

E como atualmente TUDO gira em torno da internet, é de se esperar que os empreendedores fiquem atentos a essa tendência. De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento, porém 62% delas, apesar de avaliarem positivamente o seu planejamento, reconhecem que existem pontos de melhoria a serem adotados.
Inclusive, esse é um ponto interessante no estudo e que com certeza pode ser utilizado como exemplo para essa série aqui do blog. O senso crítico pode ser o melhor amigo de um empreendedor, portanto, ainda que você já ponha em prática as dicas que são passadas ao longo do texto, a reflexão deve ser: em quais pontos eu devo melhorar? A minha estratégia realmente está sendo eficaz e aplicada da maneira correta? Pense nisso!
Estratégias para aprimorar o Marketing Digital no seu negócio de flores

Forte presença digital – Esse é o primeiro pilar de tudo e é por onde você deve começar. Estar presente nas redes sociais e em outras plataformas online é indispensável nos dias atuais, principalmente em mídias como Instagram e Tik Tok. E nesse caso, cada mínimo detalhe faz a diferença, até mesmo em como você monta o seu perfil. Nesse texto, eu te ensino passo a passo de como posicionar a sua floricultura nas redes sociais, desde username, bio, até dicas para otimizar seu conteúdo no feed. E o melhor: ainda trago, como exemplo, como eu aplico essas dicas no instagram da @villaflores.es
Tráfego pago
Viralizar os buquês e cestas produzidas em uma floricultura de maneira orgânica é o sonho de qualquer gestor, contudo, com milhões de vídeos e fotos sendo postados diariamente nas redes sociais, fica cada vez mais difícil alcançar resultados significativos dessa forma. Nesse ponto, utilizar-se do tráfego pago, por meio do Google Ads e Facebook Ads pode te trazer um bom retorno, com um preço atrativo para o seu bolso, já que o valor a ser investido fica a seu critério. Também já temos post aqui no blog desdobrando um pouco mais sobre esse assunto. Confira!
SEO
A sigla para Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca, em português), caracteriza-se em técnicas utilizadas para melhor ranqueamento e visibilidade dos sites no Google. Quando um usuário pesquisa sobre um determinado assunto ou está à procura de um produto ou serviço, quanto mais bem colocado um site ou e-commerce estiver na pesquisa do buscador (por exemplo, na primeira posição da primeira página), maiores serão as probabilidades do usuário clicar e consumir seu conteúdo ou efetuar uma compra. Para isso, devem ser aprimorados não só aspectos técnicos do site, ligados ao seu desenvolvimento, mas também o seu conteúdo (textos e matérias).
Inbound Marketing
Também conhecido como “Marketing de Atração” ou “Novo Marketing”, consiste na criação de conteúdos relevantes que tragam o cliente até a sua floricultura. Nesse sentido, o objetivo é, por meio da comunicação da sua empresa, conseguir criar uma conexão com seu cliente, gerando engajamento nos textos e demais materiais produzidos, com o intuito de converter visitantes em leads e posteriormente, leads em vendas.
Como garantir que o Marketing Digital da sua floricultura está sendo eficaz
Acompanhamento de métricas
Monitorar os acessos ao seu site ou quais tipos de conteúdos trazem maior engajamento nas suas redes é indispensável para saber quais conteúdos realmente estão dando retorno e quais devem ser repensados. É aquela velha história do senso crítico, só que dessa vez de uma forma mais exata, traduzida por meio de gráficos, porcentagens e números. E se você possui uma conta no Instagram no modo profissional, a própria plataforma já te oferece um relatório bem detalhado por meio dos Insights.
Assimilar mudanças no algoritmo
Na internet, tudo pode mudar literalmente da noite pro dia. É preciso estar atento a como funciona o algoritmo de cada rede social que você participa e como o seu conteúdo é distribuído para os usuários. Em caso de mudanças, a única solução é traçar novas estratégias para se adaptar ao novo ritmo, já que permanecer inerte pode diminuir drasticamente o seu alcance no mundo digital.
Série “Estratégias eficazes para atrair clientes”

Este conteúdo faz parte de uma série de quatro textos que serão publicados ao longo do mês de setembro, com estratégias focadas em quatro vertentes do Marketing e que eu, Paula Coutinho, aplico no meu próprio negócio para angariar novos clientes e manter minha Floricultura Lucrativa.
Como uma empreendedora digital, sei da relevância que o estudo do marketing tem na saúde de uma empresa. Assim, alinhando conteúdo teórico com dicas práticas e situações reais do cotidiano de um empreendimento de flores, tenho certeza que você conseguirá obter conhecimento para aplicar na sua floricultura. Vamos embarcar nessa juntos?