“Onde comprou isso? É bom? Me passa o contato?” é uma pergunta que certamente você já recebeu após compartilhar a compra de um produto ou serviço. A questão é que sempre estamos em busca de fazer bons negócios e economizar, portanto, saber que uma pessoa já adquiriu e aprovou algo que você está pensando em comprar, te dá um maior incentivo para fechar o acordo.
O Marketing de Indicação trabalha justamente com essa estratégia, tornando o seu cliente um divulgador da sua marca. E o melhor: de forma espontânea e gratuita. E não duvide do poder dessa estratégia! De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen Media Research, 84% dos compradores dão maior credibilidade para as recomendações de amigos e familiares, pois as consideram a fonte mais confiável quando se trata de um produto ou serviço.
Desse modo, estimular o Marketing de Indicação significa uma grande economia de dinheiro, pois reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) – que, conforme o nome sugere, é um cálculo que soma o investimento feito em Marketing e Vendas e divide o valor pelo número de vendas realizadas. A grosso modo, seria a “despesa” que o dono de um negócio de flores teve para angariar cada comprador da sua floricultura – e também poupa um maior tempo que o gestor teria para traçar estratégias para lucrar mais.
Como incentivar o Marketing de Indicação na sua floricultura
Atender com excelência
Começando pelo básico, para que o seu cliente dê um bom testemunho do seu trabalho, é importantíssimo atendê-lo da melhor maneira possível. E eu falo sobre o assunto mais detalhadamente no texto Como encantar o cliente da sua floricultura todos os dias. Corre para conferir!
Se preocupe com o pós-venda
Executar a etapa final do processo de vendas demonstra zelo e preocupação por parte do vendedor e é crucial para retenção (ou não) daquele cliente. Ademais, qualquer mal entendido que pode ter sido gerado durante a aquisição do produto, pode ser finalmente resolvido, deixando aberto o caminho para o retorno do consumidor e sua boa impressão com a resolução do problema, como aconteceu no Caso da entrega que nunca chegou.
Bonificação por indicação
Uma forma de dar um “empurrãozinho” nas indicações é oferecendo algum tipo de bonificação para o seu cliente. Exemplo: “indique a floricultura para um amigo. Ele ganhará um desconto/brinde no primeiro pedido e você ganhará no próximo”. Só por esse método, você já garante um novo cliente e mais duas vendas. E se bateu a dúvida sobre quais tipos de bonificação você pode usar, acho que também vai gostar do texto Como bonificar o cliente do negócio de flores.
Como eu estimulo o Marketing de Indicação na Villa Flores
Depoimentos no Instagram
Mesmo sendo uma validação dada por uma pessoa fora do convívio do potencial comprador, ao constatar de que realmente se trata de um cliente real, que deu seu depoimento de forma genuína sobre as cestas e buquês adquiridos na Villa Flores, a credibilidade do produto torna-se ainda maior. Sendo assim, no Instagram (@villaflores.es), eu mantenho dois destaques salvos: “Noivas da Villa” e “Você na Villa”, onde eu compartilho ou reposto registros dos clientes com nossos produtos.
São fotos e vídeos reais, produzidos de maneiras distintas, que trazem ainda mais confiança no trabalho realizado pela floricultura. Caso você tenha site ou e-commerce, também vale captar os depoimentos escritos dos clientes para também testificar sobre a sua entrega.
Google Meu Negócio
Essa ferramenta gratuita permite que o gestor cadastre informações gerais sobre sua empresa, que ficarão disponíveis ao público que procurar por seus serviços por meio do buscador. Mais do que isso, o Google Meu Negócio também serve de vitrine para novos clientes. Nele, compradores têm a possibilidade de deixar uma avaliação (que vai de 1 a 5 estrelas) para o seu produto e atendimento, bem como anexar fotos.
É por isso que muitas pessoas procuram as considerações escritas no Google antes de fecharem negócio ou irem até um estabelecimento. Ter uma avaliação alta faz toda a diferença! Neste texto, eu te ensino como criar sua conta no Google Meu Negócio
Série “Estratégias eficazes para atrair clientes”
Este conteúdo faz parte de uma série de quatro textos que serão publicados ao longo do mês de setembro, com estratégias focadas em quatro vertentes do Marketing e que eu, Paula Coutinho, aplico no meu próprio negócio para angariar novos clientes e manter minha Floricultura Lucrativa.
Como uma empreendedora digital, sei da relevância que o estudo do marketing tem na saúde de uma empresa. Assim, alinhando conteúdo teórico com dicas práticas e situações reais do cotidiano de um empreendimento de flores, tenho certeza que você conseguirá obter conhecimento para aplicar na sua floricultura. Vamos embarcar nessa juntos?