Mesmo que não pareça à primeira vista, o universo das flores pode ser muito versátil para quem deseja empreender no ramo: existe a possibilidade de trabalhar com eventos, abrir uma floricultura e até mesmo atuar no formato de assinatura de flores. Já pensou nessa possibilidade? Nesse texto, eu explico um pouco dessa alternativa de modelo de negócio para floristas. Vem comigo!
O que é uma assinatura?

Basicamente, fazer uma assinatura significa receber um produto ou serviço com uma periodicidade definida. Essa modalidade garante praticidade para os clientes que tem a necessidade e o desejo de receber uma seleção de novos produtos (seja semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou anualmente) no conforto do lar, pois, nesse caso, não é necessário se preocupar em fazer um novo pedido nem planejar suas escolhas: tudo é selecionado e enviado pela empresa, de acordo com o modelo de assinatura adquirido.
Para qual público se destina a assinatura?
Vários fatores levam uma pessoa a optar por uma assinatura de flores. Os amantes de floricultura podem adquirir esse pacote simplesmente para proporcionarem às suas casas a alegria e o toque que só as flores são capazes de trazer ao ambiente, atrelado a praticidade e rapidez que o formato de assinatura permite. Porém, donos de consultórios, empresas ou outros estabelecimentos com grande circulação de pessoas também têm grande probabilidade de optarem pelo serviço.

No mais, é importante destacar que o público-alvo de uma assinatura tende a ser mais receptivo a surpresas, já que, na maioria das vezes, não é possível escolher exatamente como será o buquê enviado. Sendo assim, o comprador transfere a responsabilidade de curadoria do produto para o dono do negócio.
Como saber se esse modelo de negócio é ideal para mim?
Se você é um florista que está pensando em trabalhar com assinaturas, deve avaliar se esse modelo de negócio é realmente viável para você. Mesmo tendo a experiência de trabalhar com o produto final (as flores), é preciso olhar de uma outra forma para cada negócio, pois cada um possui particularidades diferentes.
No caso das assinaturas, os buquês devem ser pensados estrategicamente para sempre trazerem diversidade e inovação, afinal, os consumidores não gostarão de receber repetições. Ademais, o produto deve ser fácil de se transportar e a montagem da caixa deve ser feita de modo que melhore ainda mais a experiência do cliente na hora de recebê-la e abri-la em sua casa.
Alguns negócios de flores oferecem a assinatura como mais um dos serviços já oferecidos em uma floricultura padrão, porém é possível trabalhar somente com o formato de assinaturas. É um nicho de mercado que ainda não foi tão explorado e que não possui tanta concorrência direta, porém é indispensável planejamento para angariar clientes logo de início e obter lucratividade.
Case de sucesso
Se você se interessou pelo assunto, tenho certeza que vai querer assistir a live Assinatura de Flores: organização e lucratividade, na qual eu converso com o Victor Artigas, sócio e responsável pelas operações do Flower Club, empresa que trabalha exclusivamente com assinatura de flores na cidade de São Paulo.
Nesse bate-papo você entenderá como surgiu essa empresa, que nasceu com um investimento modesto e em pouco tempo conseguiu expandir sua cartela de clientes. Além do mais, o Victor explicou como funciona o processo de logística e produção do Flower Club e trouxe ótimos apontamentos relacionados à gestão de um negócio de flores. Vale a pena conferir!