Existem diversas táticas que são praticadas por gestores de negócios de flores na busca de personalizar o atendimento e destacar o seu empreendimento. Bonificar o comprador, seja com brinde, desconto ou outro tipo de benefício são alguns destes artifícios. Apesar de não ser uma prática obrigatória, as bonificações – se forem feitas da maneira correta – podem passar ao cliente a sensação de cuidado e de carinho e gerarem ao empreendedor um retorno muito positivo. Pois afinal, quem não gosta de pequenas gentilezas ou até mesmo de um abatimento no valor da compra?
Mas antes de decidir bonificar o comprador, o dono do negócio de flores deve pensar estrategicamente em quais brindes serão oferecidos, seu valor de custo e quais são os critérios estabelecidos para ser elegível ao recebimento. Tudo isso precisa ficar muito claro para que não haja nenhum tipo de equívoco na comunicação com o cliente e que, um gesto que deveria ser assertivo, se transforme em algo frustrante.
Formas de bonificar
Como compradora, principalmente de lojas online, já observei diversos tipos de bonificações. Tenho certeza que você, na condição de cliente, já se deparou com algumas delas:
Porém, o que você precisa saber, na condição de dono de um negócio de flores, é que nem todos os tipos de brindes serão adequados a sua floricultura, pois dependem da saúde financeira do seu empreendimento e de como você poderá embutir o valor nos seus custos variáveis. E, se você está começando, tudo bem não oferecer nenhuma bonificação. Como empreendedor, sua obrigação é oferecer um atendimento eficaz, solícito e produtos de qualidade. Brindes são um plus, um adicional, que nem sempre farão sentido na sua situação atual, pois seu principal intuito é elevar e não prejudicar o seu negócio de flores.
Cuidado na hora dos descontos!
Barganhar o preço de um item é uma prática comum e válida no momento da negociação. Porém, o gestor deve se posicionar e não ceder dando descontos que vão além do possível e do praticável. Ademais, descontos excessivos podem acabar desvalorizando o produto, dando a impressão de que você não está vendendo o suficiente ou que seu negócio não vai bem.
Unboxing ‘de milhões’
Quando você faz uma compra presencial, vê o produto, sente sua textura e o segura em suas mãos. Então, ao trazer ele para casa, não há surpresas. Já ao fazer uma aquisição online, além da expectativa de sua chegada, também existe o fator surpresa de abrir a caixa e se deparar com ele pela primeira vez. Justamente por ser um momento tão aguardado, um embrulho bem montado pode acrescentar ainda mais felicidade a este momento para o cliente, fazendo-o até mesmo compartilhar o recebimento da caixinha nas redes sociais.
Nessa hora, um agrado pode fazer toda a diferença. Uma ideia bacana que pode não ser considerada necessariamente um brinde mas que agrega valor à sua marca são cards personalizados com sua logo, que contenham frases inspiradoras ou relacionadas a temática do seu negócio. Além dos clientes poderem utilizar o card como decoração, marcador de página ou até mesmo para presentear alguém, deixar a logo do seu negócio e apostar em uma identidade visual similar a que você utiliza na sua floricultura, deixará sua marca no imaginário do cliente.
Neste caso, a dica é fazer uma impressão em uma quantidade maior, para que cada unidade saia por um preço mais em conta. A depender de quanto custar e do quanto você tem disponível em seu capital de giro para fazer esse investimento, pode ser uma boa alternativa para surpreender.