Como encantar o cliente da sua floricultura todos os dias

por 29/07/22Criatividade, Empreendedorismo, Floricultura0 Comentários

Quem trabalha com vendas, deve reconhecer a importância do cliente na rotina de um negócio. Nós esperamos por eles, recebemos e prestamos atendimento, sempre com foco em vender e atingir resultados. Parece um processo simples e mecânico, porém por trás de cada atendimento existem peculiaridades e complexidades diferentes, a depender da pessoa para qual estamos vendendo e qual é o seu objetivo com a compra. Além disso, há o anseio em agradar e principalmente fidelizar aquele cliente, para que ele se torne um comprador recorrente da sua empresa.

Entretanto, mesmo quando a tão sonhada venda não é fechada, atender com excelência pode plantar uma semente que te fará colher bons frutos posteriormente, pois quem te procurou provavelmente notará o seu empenho em ajudar e poderá considerar fechar negócio em uma próxima oportunidade. Ou, olhando por um outro viés, a impressão que você deixa nas pessoas que atendeu, vai impactar positiva ou negativamente na reputação do seu negócio de flores.

O poder da divulgação boca a boca

A ação de propaganda gratuita que um cliente faz de um negócio também é chamada de Marketing de Referência e une o melhor dos dois mundos, já que, recorrentemente, os empreendedores podem investir em estratégias para aumentar seu alcance – e que geram custos -,  como tráfego pago, parceria com influenciadores ou a veiculação de anúncios em sites ou outros meios. Então, é nítido o quanto uma divulgação espontânea pode ser benéfica para o dono de uma floricultura.

E se analisarmos rapidamente em nosso dia a dia, veremos que o poder dessa ação é maior do que se imagina. Afinal, quem nunca pediu indicação de uma empresa ou prestador de serviços para algum parente? Ou não se encantou com fotos e vídeos de um produto que um amigo adquiriu, gostou e postou nas redes sociais? E quem nunca foi desencorajado a fechar um negócio com uma empresa pois ouviu comentários negativos acerca do serviço e atendimento? Todos esses cenários envolvem o Marketing de Referência. O encanto que você pode gerar em seu cliente pode ser compartilhado e gerar uma conversão em vendas que você nem imagina!

Comunicação efetiva

Para concretizar uma boa impressão, ter uma comunicação efetiva é fundamental. E isso se refere tanto a entender bem o seu produto e sua própria dinâmica de trabalho para explicar ao cliente ou ensinar aos seus funcionários para replicá-la, tanto para corrigir eventuais erros ou mal entendidos, que podem partir até mesmo do próprio cliente na hora de passar a demanda, porém, que no fim das contas, caberá a você resolver, pois a responsabilidade de um atendimento também envolve a resolução de problemas e a atenção aos detalhes. 

Confie no que você vende

Quando um atendente demonstra insegurança e incerteza na hora de atender, já perde pontos logo de cara. Afinal, o cliente encara quem está ali, representando o negócio de flores, como especialista no assunto e aproveita para tirar todas as dúvidas sobre as diferenças, tamanhos e variedades dos produtos. 

Por isso, quanto mais você acreditar, admirar e confiar no que você vende, mais será capaz de transmitir essa confiança para seu cliente. No fim do dia, o seu trabalho continua sendo uma obrigação, porém ter o prazer de executar a sua função diariamente sempre transparece no atendimento e no resultado final. 

Produtos que geram orgulho

Nessa altura do texto, nós já alcançamos o primeiro pilar para deixar o cliente apaixonado por seu negócio: a forma como você ou seus funcionários irão tratá-lo e como esse atendimento deve ser solícito e competente. Contudo, o segundo pilar é igualmente importante para fechar a experiência do comprador com saldo 100% positivo: a qualidade do seu produto ou serviço! Afinal, de nada adianta atender bem, se os buquês vendidos não são padronizados, se a cesta não é visualmente agradável e se seus insumos não possuem excelência e bom acabamento.

Apesar de vendermos a experiência completa, é o produto final que chegará à casa do destinatário e, no ramo das flores, nem sempre trata-se da mesma pessoa que efetuou a compra, pois pode se tratar de um presente. Nesse caso, apenas o produto deverá falar por si e, se agradar, você automaticamente já encantou em dobro: quem presenteou e quem foi presenteado. 

Artigos “Instagramáveis”

Afinal, o que significa isso? Artigos, ambientes, roupas e objetos chamados de “Instagramáveis” referem-se ao poder de serem atrativos e visualmente agradáveis para fotos e compartilhamentos nas redes sociais. São aqueles produtos que gerarão desejo em quem vê e que serão printados, favoritados e utilizados como referência de beleza e bom gosto. 

Apesar de ser um termo novo, o visual sempre foi importante. Com certeza você já deve ter ouvido a expressão “comer com os olhos”, que significa que até mesmo para a comida (em que o sabor é mais determinante), a apresentação do prato também deve ser convidativa para instigar à prova. 

PAULA COUTINHO

PAULA COUTINHO

Fundadora da Villa Flores & Expert Club.

Empreendedora Digital especialista em Tráfego Pago e Negócios de Flores.

Você quer saber mais sobre gestão de negócio de flores? Mande-nos uma mensagem!




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