É preciso ter uma loja física para obter sucesso

por 15/07/22Floricultura, Marketing, Negócios0 Comentários

Com a ascensão da internet na década de 90, já era claro que esse recurso seria capaz de revolucionar a vida das pessoas. Mas, como toda tecnologia que entra em vigor, a princípio não é possível mensurar a verdadeira dimensão que a invenção terá na vida dos cidadãos e se irá, realmente, se consolidar. Mas a internet se popularizou e mudou tudo ao seu redor. Por trazer informação a todos de uma maneira democratizada e prática, a internet foi responsável por inaugurar a chamada “sociedade da informação”, assim como a “sociedade do conhecimento”, que, por meio da interação entre as pessoas, transforma  esse volume de dados em saber.

Bearded male with tattooed arms holds a pot with flowers.

Além de influenciar nas relações sociais e de aprendizado, a internet também trouxe mudanças na esfera trabalhista, sendo responsável pelo surgimento de várias profissões e também pela mudança na forma de trabalhar e empreender. Por isso, atualmente, mesmo para os empresários e donos de negócios de flores que possuem uma loja ou empresa física, é necessário ter uma forte presença digital para sobreviver ao mercado.

Inclusive, durante o auge da pandemia e das restrições que entraram em vigor para impedir a propagação do Coronavírus, muitos negócios viram no meio digital uma saída para prosseguirem empreendendo. Uma pesquisa realizada pela empresa de hospedagem de sites, HostGator, revelou que 58% dos negócios participantes da pesquisa – e que também são usuários da plataforma – investiram mais no meio digital durante a pandemia e 64% perceberam um aumento nas vendas on-line. Além disso, 28% dos usuários migraram todo o seu negócio ou parte dele para a internet durante a quarentena. Só com esse panorama, já fica confortável afirmar que: hoje em dia, já não é mais obrigatório ter uma loja física para alcançar êxito no seu empreendimento!

Atente-se para sua realidade

Apesar de não ser mais indispensável ter um estabelecimento presencial, é preciso sempre se direcionar para a realidade do seu negócio de flores e conhecer o seu público-alvo. No meu caso, a Villa Flores funcionou por 3 anos como uma floricultura física, até que decidi fechar as portas e migrar 100% para o on-line. E é assim que estamos há cinco anos, a todo vapor. Essa decisão foi tomada após analisar que 90% do meu público chegava até a mim por meio das redes sociais e que, por isso, não fazia mais sentido arcar com os gastos que um negócio físico exige. 

Ou seja: é preciso ter domínio, controle e atenção a tudo que ocorre na sua floricultura, para tomar as decisões certas e elevar ainda mais a sua empresa. Neste caso, não existe certo ou errado, mas sim o que é melhor para você! 

Três vantagens em ter seu negócio de flores digital

Além do fator individual e particular que citei anteriormente, existem também aspectos e vantagens gerais em ter um negócio digital, que podem te ajudar na hora de ponderar e tomar uma decisão:


Baixo investimento inicial e menor custo de manutenção

Já que você pode usar suas redes sociais para expor seus produtos e receber seus pedidos por WhatsApp (como eu faço), caso não queira operar em um e-commerce. Trabalhando neste modelo, você precisará apenas de um celular para gerenciar tudo e excluirá os gastos com vitrine, expositor, aluguel de uma loja (caso tenha espaço para montar seu escritório em casa), dentre outros. Mesmo o investimento em tráfego pago para aumentar o alcance, costuma ficar em um valor bem acessível.


Liberdade em relação ao horário de funcionamento

Tanto para você, como dono(a) de floricultura, que não precisará ter um horário e rotina fixa, como quando se trabalha em shoppings e centros comerciais; tanto para o seu cliente, que além de não precisar se deslocar para conhecer o seu catálogo, também poderá entrar em contato a qualquer hora do dia (o que não significa que você deva estar disponível 24 horas mas sim que tem um canal de atendimento aberto para os compradores, que serão respondidos durante o horário de funcionamento que você estipular).


Alcance mais amplo de consumidores

Visto que pessoas de outras localidades poderão te procurar para presentear pessoas que morem no seu raio de entrega com cestas ou buquês especiais. Assim, elas podem agradar alguém mesmo estando longe e você também sai ganhando. Em um negócio físico, a cartela de clientes pode acabar se restringindo aos moradores do entorno da sua loja, bem como aos que estão de passagem pela localidade. 


E se você decidiu optar por um modelo de negócios digital, sugiro que mergulhe aqui no blog e nas outras mídias da Floricultura Lucrativa, pois existem conteúdos falando sobre tráfego pago, Google Meu Negócio, como montar um perfil atrativo nas redes sociais e muitos outros que já foram publicados e que ainda estão por vir. 

Aproveite! E que a sua empreitada floresça a cada dia!

PAULA COUTINHO

PAULA COUTINHO

Fundadora da Villa Flores & Expert Club.

Empreendedora Digital especialista em Tráfego Pago e Negócios de Flores.

Você quer saber mais sobre gestão de negócio de flores? Mande-nos uma mensagem!




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