Criatividade. Quando ouvimos esse adjetivo, logo vem à mente algo com conotação positiva. Imaginamos uma pessoa dinâmica, com ideias incríveis e que, por isso, consegue se destacar dentre os demais. Mas quando fazemos uma reflexão sobre o que precisamos para sermos NÓS esses seres criativos, esse pensamento pode mudar um pouco de figura. Afinal, a criatividade exige coragem, pois, ao mesmo tempo em que ser visto em meio à multidão pode abrir inúmeras portas, também pode gerar críticas.

Quando você é visto, você fica exposto ao julgamento alheio. Porém, eu questiono: apesar dessa dificuldade, você deseja ser apenas mais um dentre milhões e passar despercebido com seu trabalho? Ou realmente deseja se sobressair, com o ônus e o bônus que isso carrega? Se optar pelo segundo passo, tenho algumas dicas para despertar o artista que há em você.
Não se prenda a regras
Muitos artistas que atualmente são consagrados, já passaram por dificuldades em suas carreiras até começarem a criar e, depois, até obterem o devido reconhecimento. O pintor holandês Vincent Van Gogh, um dos mais proeminentes do mundo, só começou a pintar aos 27 anos; idade que, no mundo de imediatismo em que vivemos, pode ser considerada tardia para iniciar algo novo. Mas como vemos, não existe idade e nem barreiras para exercer sua criatividade.
Ainda falando sobre o tempo, é importante ressaltar que, mesmo após começar a exercer sua criatividade, nem sempre o sucesso virá de imediato. Embora pareça desanimador, isso mostra que mesmo quando conseguimos resgatar a inovação e singularidade que existe dentro de nós, devemos manter os pés no chão e estarmos conscientes de que esse é apenas o primeiro passo para chegarmos ao status de evidência que desejamos.
Encontre a sua assinatura
Trazendo essa discussão para o seu negócio de flores, os pontos cruciais são:
- Como você, com insumos parecidos aos dos seus concorrentes, será capaz de fazer o seu arranjo se destacar?
- De que forma você trabalhará sua coleção de data comemorativa para que as pessoas venham diretamente até você, ao invés de procurarem a concorrência?
- Quais serão os atrativos no seu perfil para conquistar mais seguidores e compradores em potencial?
Nesses casos, encontrar a sua assinatura, o seu estilo, pode ser essencial. A sua assinatura é aquele toque pessoal que, mesmo quando nada denuncia que a obra é de sua autoria, os admiradores do seu trabalho serão capazes de identificar que foi realizado por você.






Existem várias formas de fazer uma auto avaliação e descobrir o que está mais próximo do seu repertório. Em primeiro lugar, você deve beber de outras fontes. Buscar referências na arte, no cinema, em outras culturas e ver o que te agrada e de que forma poderá adaptar as inspirações. Siga e acompanhe outros floristas para ter referências do que foi e está sendo feito e como você pode imprimir a sua assinatura e fazer diferente. A máxima é: exercite o seu cérebro, pois, quanto mais ele for exposto à modelos representativos, mais será possível despertar o artista que há em você.
Lembretes importantes

Acredite.
Pode parecer simples mas, de nada adiantarão os passos anteriores, se você não acreditar que você pode ser criativo.
Tenha em mente que na arte de criar não existem limites, portanto, não tente podar sua criatividade com medo de ousar demais.
Tenha sempre em mãos papel e caneta ou o bloco de notas do celular, pois ideias emergem a qualquer momento.
Descanse.
Tem dias que tudo que precisamos é esvaziar nossas mentes para que, posteriormente, bons insights possam surgir.
Não se compare.
Cada um possui um processo criativo e uma trajetória diferente. Você é único!
“Criatividade é a inteligência se divertindo”.
– Albert Einstein