Ingressar no ensino superior é um dos caminhos que se pode percorrer para buscar uma carreira de sucesso. Em grande parte das profissões, na verdade, ter graduação é uma exigência para que se possa exercer sua função legalmente. Se tratando do mundo dos negócios, sabemos que não ter uma faculdade em administração ou áreas afins não te impedirá de montar a sua empresa, porém ainda existe uma crença limitante de que, para ser um bom gestor, é necessário ter um diploma.

É claro que, o conhecimento e as oportunidades que uma faculdade pode te proporcionar são inegáveis. É uma experiência que, caso esteja disponível e viável para você, deve ser aproveitada pois agregará não só ao seu intelecto, quanto ao seu currículo. Porém, sabemos que devido a fatores como tempo e dinheiro, a educação superior é um privilégio que, infelizmente, não está disponível para todos.
Mas se você tem uma veia empreendedora e quer abrir o seu negócio de flores, eu afirmo que é possível ser um bom administrador mesmo sem ter passado por uma faculdade, porém, estudar continuará sendo fundamental, mesmo que não seja pelo meio tradicional (em uma universidade).
Estude sempre!
Existem diversos métodos de estudos e meios de informação disponíveis que podem realmente elevar o seu conhecimento em negócios. Se você possui dificuldade em estudar sozinho, fazer cursos on-line sobre empreendedorismo e gestão de negócios com certeza te ajudará muito. Existem diversas instituições reconhecidas e qualificadas que oferecem formações gratuitas e com emissão de certificado. Vale a pena pesquisar.

Outra forma de aprender é consumindo textos e vídeo-aulas disponibilizados na internet por professores e criadores de conteúdo. Por exemplo, a Floricultura Lucrativa é um deles. Se você está fazendo essa leitura ou assiste às minhas lives, é sinal de que está buscando agregar ainda mais a sua empresa.
Se ainda tem dúvidas por onde começar, pesquise por termos-chaves como “empreendedorismo”, “gestão de negócios”, “marketing para negócios”, “como começar a empreender” ou “negócio de flores” e aproveite. Aqui mesmo no meu blog e nas minhas outras redes você já vai encontrar dezenas de materiais sobre esses temas.
É quase impossível não focar em formas on-line de estudar pois a internet é uma ferramenta muito poderosa neste quesito, pois fica muito mais prático pesquisar sobre conteúdos específicos para o aprendizado. Mas se você é adepto ao bom e velho livro, capriche nos resumos dos pontos principais para fixar o conteúdo.
Características de um bom administrador
Além dos estudos, existem outras habilidades interpessoais que você pode desenvolver para se tornar um bom administrador. Aqui vão algumas:
Disciplinado
Para manter o foco, seguir a rotina de um negócio e não se perder em meio à distrações;
Organizado
Seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, organização está diretamente ligado à produtividade;
Líder
É primordial para quem tem funcionários ou deseja ter uma equipe futuramente. Ser um bom líder requer muito de uma pessoa;
Bom Comunicador
Pois para entender o próximo e ser entendido, deve-se estabelecer uma boa comunicação;
Flexível
É necessário ser maleável às mudanças de cenário, legislações e detalhes burocráticos que podem surgir durante a administração do negócio;
Justo
Agir de maneira justa tanto com clientes quanto com funcionários é essencial para ter sucesso.
Pontos-Chaves
E para fechar, algumas ações que te ajudarão a seguir em frente e driblar os obstáculos que existem ao gerenciar um negócio:
- Tenha controle da gestão financeira do seu empreendimento. Seja minucioso e entenda cada detalhe deste tópico.
- Saiba lidar com a concorrência. Não entre em guerra de preços e sim agregue valor ao seu negócio para se destacar.
- A produtividade precisa estar alinhada com a qualidade. Mantenha o padrão de entrega elevado, mesmo com a alta demanda.
- Esteja sempre atento ao marketing. Um marketing bem feito pode te trazer resultados surpreendentes.
- Tenha qualidade de vida. Cuide de si próprio e tenha momentos de lazer para ter energia e vigor quando retornar ao trabalho.
E tenha sempre em mente: enquanto vivermos, nosso aprendizado deve ser contínuo. Até a próxima!




