Com certeza você já deve ter ouvido aquela expressão que diz que, quando algo está chato, monótono ou repetitivo é porque “caiu na rotina”. Estou certa? Ouvindo assim, a primeiro momento, gera-se a impressão de que viver uma rotina tem, necessariamente, uma conotação negativa. Mas, em contraponto, eu te digo que para a área profissional (e até mesmo em âmbito pessoal, por que não?) estabelecer uma rotina está diretamente relacionado a um dia a dia mais organizado e produtivo.
Muitas pessoas podem pensar que, ao criarem uma rotina, se sentirão presas e inflexíveis com seus compromissos. Mas, na realidade, o que você terá é apenas um direcionamento do que fazer e de quando fazer para que sua semana renda mais. E isso te mantém o mais longe possível de imprevistos indesejados.
Cada rotina é pessoal e única
Por variar de acordo com cada realidade, pois baseia-se em tempo de trabalho semanal, profissão e conciliação com vida pessoal, rotina de estudos, afazeres domésticos e períodos de descanso de cada pessoa, toda rotina é individual. Você não precisa acordar às 5h da manhã se não quiser (e se suas obrigações permitirem).
O único segredo é ir ajustando o que faz sentido para você e o que tornará sua vida e trabalho mais dinâmicos e eficientes. Claro que, é válido se inspirar na rotina de outras pessoas, seguindo dicas que se adequem ao seu perfil e adaptando o que tiver mais distante do seu cotidiano. E é por isso que resolvi compartilhar um pouquinho da minha com vocês.
Minha rotina como gestora de Floricultura
Para me organizar, eu criei pontos fixos com horários certos e que se repetem todas as semanas, sempre usando o Google Agenda. (Esse é um dos aplicativos que eu me indiquei no penúltimo post, acesse aqui: …) E assim, a partir destes compromissos fixos eu vou dosando e ajustando, conforme a necessidade, todos os compromissos variáveis.
Um dos exemplos dos meus afazeres fixos, se você acompanha o Floricultura Lucrativa, já deve saber: 2 lives semanais, toda terça e sexta, às 9h da manhã. Faça chuva ou faça sol, seja feriado ou não. Além disso, eu também tenho cursos online e toda semana cuido para que os conteúdos sejam liberados de forma correta para os alunos.
Trazendo agora para o Villa Flores, existem 2 compromissos que se comunicam entre si: o pedido das flores, que ocorre toda sexta, e a retirada da mercadoria que ocorre sempre a partir de terça, no final da tarde – mas, que o dia correto varia bastante em relação ao meu estoque.
Resumindo (e de uma maneira simplificada), o meu dia funciona mais ou menos assim:
Manhã:
Acordo no máximo às 7h da manhã. Nesse meio tempo, faço meu café e arrumo um pouco da cozinha e lavanderia, quando necessário; para às 7h30 começar a trabalhar, seja no computador, seja preparando as entregas. Às 11h costumo ir treinar, pois esse foi o horário que me adaptei melhor.
Tarde:
Produzo pedidos e já faço uma organização para o próximo dia, como, por exemplo, adiantar a produção dos cartões de mensagem de cada entrega, seja transcrevendo ou imprimindo. É uma atividade que parece simples mas requer paciência.
Quando finalizo os compromissos da Villa Flores, é hora de cuidar dos afazeres pessoais e prosseguir com o trabalho na Floricultura Lucrativa. E assim, vou seguindo!
Não se culpe
Após estabelecer sua rotina (e começar a vivê-la, de fato) tenha em mente que ela foi criada à seu favor e que é preciso manter uma relação saudável com essa “companheira”. Portanto, não se culpe caso não consiga dar conta de tudo todos os dias. Pelo contrário, use como foco para concluir a tarefa no dia seguinte e pensar em como pode melhorar o seu planejamento para não se sobrecarregar e, ainda sim, cumprir seus prazos corretamente.
O importante é sempre buscar o equilíbrio entre ter disciplina para cumprir as obrigações diárias (ou pontos fixos, como citei anteriormente) e ter flexibilidade para realocar os compromissos variáveis quando necessário, o que te dará disponibilidade para resolver pendências mais urgentes que podem surgir de última hora.
É isso! Espero que vocês desfrutem de uma rotina repleta de conquistas e realizações pessoais.