Identidade visual; missão, visão e valores do negócio; plano financeiro e estratégico. Dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo, significa observar inúmeros detalhes para que todo o planejamento resulte em clientes e vendas. Afinal, vender é imprescindível e eu, inclusive, já falei sobre esse tema no texto “venda todos os dias na sua floricultura” (clique aqui). Mas se há um conceito importante para se aplicar desde os primórdios do seu negócio de flores e que muitos se esquecem – ou não dão à devida importância – é o conceito de público-alvo.
Basicamente, o público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem o seu negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços. É uma fatia da população que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa. E esta é uma ideia mais difundida do que se imagina. Basta se atentar aos grandes gigantes do mercado, pensar nos serviços disponibilizados por eles, analisar seus espaços de vendas e você terá uma pequena dimensão de a qual tipo de público aquela empresa se dirige. Na verdade, nem precisamos ir tão longe. Basta analisar o seu próprio padrão de consumo para notar que a maioria dos empreendimentos nos quais você realiza suas compras tem um público-alvo mais abrangente ao seu perfil. Na mesma medida, empresas nas quais você não possui tanta afinidade a ponto de fazer aquisições com frequência, geralmente são voltadas a um público que foge do seu nicho.
O valor do público-alvo para o seu negócio de flores
Estudar e definir o público-alvo da sua empresa te fará economizar tempo e recursos, pois, no mundo dos negócios, é praticamente impossível alcançar todo mundo. Ter essa preocupação desde o início é fundamental, mas se você já está na ativa, repare que, verificando com calma, é possível notar que existe um modelo que engloba a maioria dos seus consumidores, que se identificam com o seu posicionamento de mercado. Percebendo isso fica mais evidente que vale muito mais a pena focar, atrair e fidelizar mais pessoas dessa parcela da população do que “atirar para todos os lados”, pois a maior parte da sua receita já vem de um público-alvo específico.
Como defini-lo?
O primeiro passo é analisar suas redes sociais, histórico de pedidos e catalogar o padrão. Um resumo desses fatores você encontra no próprio Instagram ao clicar em insights. De acordo com a cartilha “Como elaborar um plano de negócios” do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), deve-se analisar:
Após essa definição, é preciso descobrir as maiores dificuldades, problemas ou desejos desses clientes. Faça uma lista, sempre se colocando no lugar dessa pessoa. Aproveite, inclusive, os relatos que você recebe dos consumidores e as dúvidas que chegam até você para fazer este índice.
A próxima etapa é localizar onde o seu público encontra informações e quais canais eles utilizam para fazer suas pesquisas. Se ele usa hashtags, pesquisa nos trending topics do Twitter ou recorre diretamente ao Google. Ocupar estes espaços pode te ajudar a vender mais.
Posteriormente, é preciso salientar quais os benefícios do seu produto ou serviço, para que você consiga destacá-los da melhor maneira. Isso conta principalmente para a resolução das dificuldades que você deverá apontar anteriormente.
O penúltimo passo é buscar o que chama atenção negativamente do seu cliente, para fugir das armadilhas do mercado, não cair em erro e o mais importante: ganhar a confiança dos compradores.Por último, deve-se atestar em quem eles confiam, que está diretamente vinculado à reputação do negócio e alinhar as expectativas com a realidade. Os produtos entregues têm que corresponder com as fotos apresentadas, os depoimentos têm de ser verdadeiros, o atendimento tem que ser sincero e eficaz.
Persona
A persona é outro conceito que vale a pena ser analisado e que, de certa forma, parte do assunto central desse texto. Enquanto o público-alvo estuda os consumidores que se interessam pelo negócio de forma mais ampla, a persona é mais específica, pois desenha o perfil de um cliente ideal para a empresa, de acordo com os dados apresentados na definição do público-alvo. Portanto, se você se interessou em estudar a primeira ideia, vale a pena se dedicar a esta também.
Viu quanta coisa é possível aprender em tão pouco tempo? Conhecimento é poder!