Aplicativos para você usar na gestão da sua Floricultura

por 3/06/22Gestão de Floricultura0 Comentários

Organização é a palavra. Nos textos que eu publico, sempre há menção deste ato, pelo menos uma vez. Seja organização para datas comemorativas, paras entregas, para montar o seu perfil nas redes sociais… Enfim! Caso você não se programe, uma hora os problemas começam a aparecer e gerir um negócio torna-se cada vez mais complicado.

Mas se você tem dificuldade neste tópico, eu quero te tranquilizar: na era digital em que vivemos, essa tarefa nunca foi tão “fácil”. Digo “fácil” pois, já parou para pensar que todos os dias nós andamos com uma espécie de mini computador em nossos bolsos? Isso mesmo, o nosso inseparável smartphone. Nele, guardamos quase que nossa vida: aplicativos de banco, aplicativos de rede sociais, aplicativos de fotos e dezenas de outros aplicativos que tem o intuito de facilitar nossas vidas e manter-nos organizados. Esse é o ponto!

Claro que, para quem já experienciou a época analógica, sabe que é possível sobreviver sem essas funcionalidades, afinal vários dos aplicativos dos quais irei citar mais adiante, foram criados há menos de 15 anos. Porém, se abrir a estes artifícios, sem dúvidas, tornará sua rotina mais dinâmica. Uma frase dita pelo empresário e fundador da Apple, Steve Jobs, traduz este pensamento: “Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor”. E quando, essas ferramentas são apresentadas por meio de aplicativos (em sua maioria gratuitos), o questionamento é: por que não utilizá-los?

Porque utilizar os apps

1- Possibilidade de salvar seus dados na nuvem e fazer backup, caso troque de aparelho;

2- Facilidade para encontrar o que precisa, buscando por palavras-chaves (muitos apps contam com esse recurso);

3– Possibilidade de resolver problemas e checar informações à distância;

4- Praticidade para compartilhar as informações contidas nos apps, quando necessário (com funcionários e fornecedores parceiros, por exemplo);

5- Economia de tempo na administração do seu negócio e facilidade de organização.

Salve estas dicas!

Vamos ao que interessa! Separei 7 aplicativos essenciais que eu uso e que farão a diferença na sua rotina:

Bloco de Notas

Este você nem precisará baixar, já que é um aplicativo padrão, que costuma vir em todos os celulares. Eu o utilizo principalmente para fazer listas de entregas para garantir que nada seja esquecido. A depender do smartphone, o bloco de notas possui funcionalidades diferentes, então é bacana explorar o que você já possui ou até mesmo baixar outro que possua as funcionalidades que te atenda melhor. O Evernote é uma boa substituição, já que possui mais ferramentas.

Google Agenda

Este você nem precisará baixar, já que é um aplicativo padrão, que costuma vir em todos os celulares. Eu o utilizo principalmente para fazer listas de entregas para garantir que nada seja esquecido. A depender do smartphone, o bloco de notas possui funcionalidades diferentes, então é bacana explorar o que você já possui ou até mesmo baixar outro que possua as funcionalidades que te atenda melhor. O Evernote é uma boa substituição, já que possui mais ferramentas.

Controle de Vendas e Vendas

São 2 aplicativos que te dão funcionalidades como – cadastro de clientes, produtos vendidos, estoque, vendas efetivadas e cobranças. Isso pode te ajudar a ter um controle maior sobre informações importantes. Existem várias opções disponíveis para que você escolha o que funciona melhor para você e seu negócio.

Trello e Asana

Nestes aplicativos é possível fazer uma organização completa em forma de quadro, o que te dá uma visão geral de tudo que já foi feito e do que ainda precisa ser executado. Outro recurso precioso é a possibilidade de adicionar colaboradores ao quadro, que também terão autonomia para editar e riscar itens já resolvidos.

Studio de criação do Facebook

Para te ajudar na criação dos seus posts. Quem trabalha com o Instagram e o Facebook, consegue programar as publicações de ambas as redes sociais, além de poder acompanhar as métricas da página e as interações dos seguidores. 

Cálculos Trabalhistas

Para quem tem funcionários e dúvidas sobre a relação trabalhista esta é uma ótima forma de receber respostas. Dá para averiguar tabelas do INSS e do IR para simular os cálculos.

Google Drive

Essencial para guardar arquivos, documentos importantes, fotos e o que mais precisar. Também é possível compartilhar o link de uma pasta ou de um documento específico com outras pessoas e escolher se elas também poderão editar ou apenas visualizar. Vem com uma boa quantidade de armazenamento grátis e que atende a maioria dos usuários mas, caso necessite de mais espaço, você pode fazer um upgrade pago.

Gostaram das dicas? Se você recomenda outro aplicativo que não entrou nessa lista, comente aqui e vamos compartilhar conhecimento.

PAULA COUTINHO

PAULA COUTINHO

Fundadora da Villa Flores & Expert Club.

Empreendedora Digital especialista em Tráfego Pago e Negócios de Flores.

Você quer saber mais sobre gestão de negócio de flores? Mande-nos uma mensagem!




VOCÊ VAI GOSTAR

COMUNIDADE DE FLORISTAS

Receba com exclusividade os nossos lançamentos e novidades.

REDES SOCIAIS

 

EXPERT  CLUB 2021

Todos os Direitos Reservados  CNPJ Nº 34.469.798/0001-37 | Design by Mirai Gestão e Design ©