Não existe uma fórmula mágica para se tornar um bom gestor. Cada tipo de negócio requer desafios diferentes, cada realidade demanda escolhas diversas, assim como cada um de nós somos seres humanos únicos, com suas particularidades. Entretanto, sabemos que a junção de atitude e de uma boa capacidade de tomar decisões podem sim contribuir no sucesso e na ascensão de alguém. E, mais do que isso: existem muitas habilidades que podem (e devem) ser treinadas e desenvolvidas.
Pense comigo
Fazendo uma alusão ao esporte, pense em uma pessoa que deseja ingressar no atletismo de longa distância. Mesmo que já possua um porte físico e genética que facilite esse processo, tem um longo caminho a percorrer até concluir sua primeira maratona. Por isso, o início é marcado com muita cautela. Começa com uma caminhada, depois correndo seus primeiros 500 metros, permanece treinando e quando se dá conta, já ultrapassou a barreira dos 5 km. Somando essa prática a escolha de um bom treinador, uma rotina correta de atividades físicas complementares e até mesmo o tipo de calçado e traje que irá utilizar, o competidor finalmente ultrapassa a linha de chegada de uma maratona de 42 km.
Ao fazer uma rápida pesquisa pela internet, podemos encontrar inúmeras histórias de sucesso, de gestores de diferentes países, ramos e culturas. Os pontos de convergência que sempre encontraremos são: eles tinham uma ideia inicial e, além de aprimorá-la quando necessário, persistiram e se especializaram naquele nicho, trazendo algum tipo de diferencial. Mais do que isso, tornaram-se exemplos para seus funcionários e referência para seus clientes. O que quero dizer é que o início nunca será fácil, mas seja na vida real, seja na metáfora da maratona, o seu grau de competência frente a um determinado objetivo, ou seja, suas habilidades, serão alguns dos responsáveis por seu sucesso.
Tente gabaritar!
Por isso, separei algumas das quais julgo essenciais para seu crescimento profissional. Lembrando sempre que, o nível de importância pode variar de acordo com seu modelo de negócio e realidade:
1. Paixão por seu negócio de flores
Amar e ter familiaridade com o que se faz é a base de tudo. Nenhuma habilidade vai bastar se você não tiver isso como raiz da sua gestão num negócio de flores.
2. Resiliência e capacidade de mediar conflitos
Mesmo que você tenha um planejamento impecável, saiba que imprevistos e adversidades poderão acontecer e é preciso ter firmeza e calma nesses momentos. A forma como você irá se portar diante de um problema pode definir se ele irá ser sanado ou não. É preciso ser racional e imparcial, seja para intervir em desavenças entre funcionários, seja na tratativa de seu negócio com os clientes. Por isso, confie em si mesmo para tomar decisões importantes.
3. Saber delegar
Esta pode ser uma tarefa difícil para os perfeccionistas. Porém, é preciso entender que nem tudo dentro do nosso negócio está exclusivamente ao nosso alcance. Para que uma empresa cresça, parte do trabalho naturalmente é designado aos funcionários ou é terceirizado, para que o proprietário consiga se concentrar em questões estratégicas da administração. Inclusive, falo disso com conhecimento de causa: passei quase 8 anos cuidando pessoalmente das entregas do meu negócio e, apenas neste ano, deixei esta etapa a cargo de uma empresa parceira.
4. Saber reconhecer e comemorar resultados positivos
é muito comum entre nós gestores, ao lidar com tantas batalhas diárias, tanto peso e problemas, ficar um pouco imune aos bons resultados. Então, saiba o momento de relaxar e comemorar um pouco.
5. Ser comunicativo e saber ouvir
São duas atitudes complementares e que devem ser empregadas em conjunto, pois devemos ter clareza para falar e empatia para escutar. Mesmo que você ainda não domine uma dessas duas habilidades, praticá-las no dia a dia com certeza irá balanceá-las.
6. Aprendizado contínuo e manter-se atualizado
Estar de acordo com as novas tendências do mercado e ter conhecimento suficiente para passar adiante de forma concisa é importante para não perder espaço no meio. Mesmo para aqueles que ainda são um pouco conservadores a mudanças e aos adventos dos tempos modernos, acredite: é possível se atualizar e ainda assim, manter a essência do seu negócio.