Construa a identidade de marca do seu negócio de flores

por 22/04/22Gestão de Floricultura, Negócios0 Comentários

Identidade de marca é a representação dos valores e conceitos do seu negócio de flores. Ela traduz a personalidade da sua floricultura e sintetiza as características mais marcantes do seu negócio. Ter uma identidade de marca forte é o que irá diferenciar a sua empresa no mercado e o que irá fazer seu público lembrar positivamente de você. Como bem resumiu Jeff Bezos, CEO da Amazon: “sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”.

 “sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”

 Jeff Bezos, CEO da Amazon

A identidade de marca reflete no seu logotipo, design, estrutura dos serviços, tom de voz nas redes, política de atendimento ao cliente, parcerias, entregas. Enfim, a identidade de marca implica em todas as etapas e processos de funcionamento da sua floricultura e precisa, portanto, estar muito bem construída e solidificada.

Mais que preços acessíveis e produtos de excelência, os consumidores têm buscado marcas que se conectam. Mais que consumir, eles almejam estabelecer redes de relacionamento com as empresas e para ocorrer essas conexões uma identidade bem elaborada e coerente é a melhor maneira para se diferenciar dos concorrentes e se aproximar do público.

Criar uma marca e adotar uma postura que aproxime a empresa do consumidor é fundamental. Além da conexão, é preciso ainda haver coerência, isso, pois, quando ideias e ações caminham juntas, cria-se confiança na proposta de valor e consequentemente fideliza o cliente.

Prisma de Kapferer: uma possibilidade de método para sua floricultura

O Prisma de Kapferer é uma boa metodologia para criar a identidade de marca do seu negócio de flores. Desenvolvido por Jean-Noel Kapferer, especialista em comunicação e marcas reconhecido internacionalmente como um dos mais influentes nesta área, o método considera seis importantes aspectos para serem avaliados ao se construir uma identidade de marca, são eles: físico, personalidade, relação, cultura, reflexo e mentalização.

Para Kapferer, esses aspectos quando bem definidos e organizados refletem positivamente nos sinais emitidos pela sua marca em direção ao público. Ou seja, é o que o seu negócio pretende passar de imagem para o cliente e é consequentemente o que será lembrado sobre sua marca. Confira o que significa cada uma dessas características, veja os exemplos na prática de um negócio de flores e saiba como construir a sua identidade de marca.

1 – Físico:

 é tudo que é tangível, como, por exemplo, a embalagem do seu buquê de flores. Neste aspecto é preciso ter dimensão do que deseja passar para o cliente quando ele entrar em contato com a marca da sua floricultura. Um negócio mais sofisticado, mais simples, mais cool?

2 – Personalidade:

é o que mais aproxima sua marca do público. Você precisa pensar como seu negócio seria se fosse uma pessoa. Alinhe a personalidade da sua marca com o público que deseja atingir. Crie para o seu negócio uma personalidade humana. É neste aspecto que você irá desenvolver o tom de voz. Despojado? Brincalhão? Sério? Pense nestas características e construa o tom da sua marca,  o jeito que ela vai se expressar e conversar com o público.

3 – Relação

é a forma como seu negócio se comunica. É o estilo de comportamento e conduta que irão refletir na sua entrega de serviços e na convivência com os consumidores. Este aspecto é ainda mais importante em marcas de serviços, como é o caso do nosso nicho, pois são estritamente dependentes do relacionamento estabelecido com o público. Neste aspecto, é essencial que você estabeleça relações de confiança com o seu cliente. Uma boa dica é usar o WhatsApp Business como ferramenta de aproximação e estreitamento de laços.

4 – Cultura:

neste aspecto se apresentam os valores difundidos no seu negócio. A cultura rege o comportamento da sua marca. Detalhe: esta característica é intrínseca ao ambiente interno, ou seja, sua equipe, parceiros, fornecedores. Todas essas pessoas e prestadores de serviços precisam estar bem alinhados aos desejos e valores da sua floricultura pois se internamente os processos vão bem, externamente também irão.

5 – Reflexo:

é como sua marca é percebida e sentida pelo seu público e como o consumidor quer ser visto após estabelecer uma conexão com seu negócio. É, por exemplo, um feedback positivo que eles deixam nas redes sociais após comprar com o seu negócio.

6 – Mentalização:

 este aspecto atua mais no campo emocional da sua marca. É identificar quais sentimentos deseja-se passar ao cliente quando ele consumir o seu produto e compreender o que motiva as pessoas a consumirem sua marca. Tendo isso bem estabelecido, é possível traçar uma comunicação que desperte esses sentimentos e que crie mais conexão com o público-alvo.

Com esses seis aspectos utilizados e aprovados até internacionalmente é possível criar uma identidade de marca forte e eficaz para sua floricultura. A identidade do seu negócio de flores, quando criativa e original, é o que vai despertar nas pessoas o interesse pelo seu produto. Capriche

PAULA COUTINHO

PAULA COUTINHO

Fundadora da Villa Flores & Expert Club.

Empreendedora Digital especialista em Tráfego Pago e Negócios de Flores.

Você quer saber mais sobre gestão de negócio de flores? Mande-nos uma mensagem!




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