Manter uma floricultura online é sempre um desafio e talvez um dos maiores seja garantir uma boa entrega do produto. O comércio no mundo digital é uma tendência que veio para ficar. Na Internet é possível encontrarmos de tudo a um click de distância e ainda recebermos nossos produtos na comodidade do nosso lar.

Mas como tudo na vida tem seus prós e contras, a não entrega no prazo ou a entrega de um produto completamente diferente do que nos foi prometido pode gerar muita frustração e reclamação. Para piorar, toda essa irritabilidade com a experiência de compra pode ser registrada online nas redes sociais e ganhar uma repercussão negativa de proporções impensáveis.
Portanto, é indispensável uma estratégia sólida de entrega para sua floricultura, pois, somente com uma solução rápida que mitigue os possíveis contratempos de uma entrega é que você irá evitar que uma experiência ruim de um cliente se torne exemplo de uma possível experiência ruim de outros clientes. No artigo de hoje, irei compartilhar 5 práticas simples de como garantir uma boa entrega no seu negócio de flores. Vamos lá!
1 – Seja realista com você mesmo
Primeiramente, é preciso ser realista com o processo de produção da sua floricultura para não atropelar os prazos e assim não frustrar as expectativas de entrega. Avalie sua estrutura e toda sua cadeia produtiva desde o fornecedor até o motoboy que fará a entrega. Compreenda o seu tempo de produção e dos seus parceiros de negócio. Se perceber que é preciso mais agilidade no processo, busque entender onde devem ser feitos os ajustes.
2 – Seja franco com seu cliente
Antes de fechar a encomenda, comunique ao seu cliente que contratempos podem ocorrer no percurso da entrega, mas caso aconteça, você estará disponível para solucioná-los. Fazendo isso você evita o desgaste se realmente ocorrer um imprevisto entre a finalização da compra e sua entrega. Deixe claro que você está aberto para apresentar soluções se necessárias elas forem.
3 – Seja transparente sobre como está o produto antes da entrega
Pode ocorrer de o imprevisto ser já no ato da entrega, ou seja, ele pode acontecer a partir de um problema externo a você. Portanto, ao despachar o produto para a entrega, fotografe antes e envie imediatamente para o cliente. Uma ação bem simples mas que deixará o cliente ciente de como o produto dele saiu da sua floricultura.
4 – Acompanhe a entrega e pergunte ao cliente se tudo correu bem
Tente rastrear a entrega e fique de olho nos riscos pelo caminho. Ao ficar atento ao percurso do seu produto até o cliente, você terá respostas mais rápidas se algum problema surgir. Além disso, abra o diálogo e pergunte se o produto chegou direitinho e qual a experiência ele teve com a compra e a entrega. Feedbacks assim são essenciais para manter o alto padrão do seu negócio.
5 – Boas experiências merecem ser compartilhadas
Aproveite o espaço do diálogo aberto e após finalizar o atendimento, peça ao seu cliente para deixar uma avaliação do seu produto e serviço no seu “Google Meu Negócio”, pois assim, outros novos clientes terão boas referências do seu trabalho.




