Você já deve ter lido, assistido ou escutado em qualquer outra plataforma de conteúdo sobre empreendedorismo que para abrir um negócio é necessário um bom planejamento. E isso é uma verdade. No entanto, mesmo sendo uma máxima, vale dizer que não é tão imutável assim. Pelo contrário, pode ser adaptada conforme as necessidades do seu empreendimento.
Como dona de um negócio de flores e com quase 10 anos de experiência no mercado, ouso dizer que algumas etapas no ramo da floricultura só se executam na prática e muitas vezes, o plano de negócio ocupa bem mais a categoria de documento para ser consultado posteriormente em certas ocasiões.
Mesmo trazendo toda essa reflexão, preciso ressaltar a importância de elaborar um plano de negócios. Isso pois, é este documento que irá lhe nortear com informações sobre o mercado, produtos, público-alvo, concorrência, compra e venda. Enfim, o plano de negócios é uma base relevante que irá sustentar e nutrir o seu negócio de flores. Por isso, no artigo de hoje, irei apontar alguns caminhos – dos quais eu mesma já trilhei – para construir o seu plano de negócio e assim vislumbrar o futuro da sua floricultura.
Principais pontos para elaborar o plano de negócio
Identificação do negócio:
Uma vantagem de se elaborar o plano de negócios é a sagacidade de identificar possíveis problemas enquanto eles ainda estão no papel. Para iniciar o seu plano você precisa saber tudo do seu negócio. Reúna o máximo de informações sobre sua marca e defina os principais objetivos que deseja alcançar.
Defina produto/serviço:
Deixe claro o que você vende. Sobre o que é o seu negócio o que o diferencia? Defina com o que exatamente você irá trabalhar o que irá vender e oferecer para o seu público-alvo.
Estudo de mercado:
Estude e avalie o setor que você irá atuar. Conheça e domine o ramo da floricultura, entenda as sazonalidades e como elas influenciam seu nicho.
Fornecedores:
Afinal, a existência da sua floricultura depende diretamente da política que você adota com os seus fornecedores. Antes de iniciar o seu negócio, conheça os fornecedores, analise a reputação e trajetória. Escolha bem seu parceiro de trabalho, pois isso vai impactar diretamente e medir a qualidade do seu produto ou serviço.
Público-alvo:
Conheça o seu público-alvo. Identifique os clientes em potencial e saiba quais as dores e desejos deles. Compreender o público-alvo é uma das chaves para se ter sucesso. Além disso, tendo bem definido o público a sua comunicação será muito mais efetiva. Do contrário, suas estratégias de marketing serão jogadas no lixo.
Concorrência:
Tenha uma visão ampla e compreenda quem são os seus concorrentes diretos e indiretos. Faça um estudo profundo sobre a concorrência, não para entrar em uma guerra de preços, mas para identificar as fraquezas e os pontos fortes. Um concorrente pode ser inclusive seu aliado, especialmente através de indicações de produto ou serviço que você não presta.
Plano de marketing:
Crie uma estratégia para comunicar e vender o seu negócio. Para pequenos empreendedores como donos de negócio de flores, um plano de marketing é o mesmo que definir estratégias para as redes sociais. Afinal, elas cumprem atualmente uma importante função de possibilitar visibilidade e venda. Utilize o máximo dos benefícios oferecidos pelas mais diversas plataformas on-line.
Operacional:
Essa é a etapa de planejamento das compras e vendas. É todo o processo do seu negócio de flores, desde a produção até a entrega. O operacional é a base de tudo, é a visão 360º da gestão do seu negócio.