As datas comemorativas são excelentes oportunidades de venda para quem possui um pequeno negócio. Por serem datadas, é possível planejar ações de marketing e produção com antecedência e em um período maior de tempo. Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal são alguns exemplos de datas comemorativas que têm êxito quando o assunto é criar coleções e campanhas.

Isso porque nestes dias as pessoas ficam bem mais sensibilizadas e tendem a realizar compras para presentear ou homenagear alguém que lhes seja querido. Por isso, é fundamental que como dono de um negócio de flores, você avalie criar coleções para os seus clientes. E quais os benefícios dessa estratégia? São quatro os principais:
1 – Chamar atenção:
Ao criar uma coleção você automaticamente evidencia o seu negócio e sua marca.
2 – Vender mais
Uma coleção possibilita mais chances de venda.
3 – Captar possíveis clientes:
Desenvolver uma coleção é um caminho efetivo de encontrar novos clientes.
4 – Testar novos produtos:
Testar novos produtos: por se tratar de uma coleção, essa estratégia permite maior abertura em experimentar novos produtos e serviços podendo inclusive inserir um novo produto à tabela
Como criar sua coleção

Mas, como tudo é processo, alcançar esses benefícios exige comprometimento e organização na hora de criar a coleção de sua floricultura. E antes de jogar ela no mundo um caminho de táticas precisa ser percorrido e isso envolve: briefing, público-alvo, produto, tabela, custo, produção e entrega, comunicação.
Para criar uma coleção de sucesso é preciso planejamento, portanto, comece pelo briefing. Detalhe todas as informações pertinentes da data comemorativa escolhida. Busque, por exemplo, dados sobre o significado e origem da data. É um ótimo lugar para começar. Outro ponto que precisa ser bem estruturado e definido é o público-alvo. Estude e saiba todas as características dele que são pertinentes para o desenvolvimento de sua coleção.
Feito isso, avalie o produto. Investigue quais insumos e produtos que têm mais a cara da data e que possuem mais saída. Uma dica importante: por ser uma data comemorativa é muito provável que a demanda seja alta, portanto, trabalhe com produtos práticos e de fácil preparo. O próximo passo a ser dado é cruzar as informações coletadas e elencar não mais do que cinco produtos para comporem sua tabela. Uma tabela reduzida, cujos produtos possuem a mesma base, ajudam bastante na hora de fazer o pedido dos insumos e na hora da produção.
Com o briefing elaborado, o público-alvo identificado, o produto e tabela definidos é hora de pensar os custos e precificar. Faça o cálculo detalhado do custo, já pensando na variação que pode ocorrer nos insumos por ser uma data especial e chegue no valor final de preço para o cliente.
O processo de criar uma coleção em data comemorativa exige ainda uma maior atenção à sua capacidade de produção e entrega. Identifique os pontos fortes e fracos e evite surpresas desagradáveis. Mais uma dica importante: à medida que for fechando com os clientes, não esqueça de conferir a quantidade para não ultrapassar o limite dos produtos.
Por fim, e não menos importante, trace um plano de comunicação para lançar sua coleção. Avalie em quais redes é melhor para anunciá-la e aposte em impulsionamentos de publicações para alcançar mais pessoas com os seus produtos.













