A Villa Flores está no mercado desde 2012. Já são dez anos de experiência e qualidade. E lá no início, eu gostaria de saber que o Brasil é um dos 15 maiores produtores mundiais de flores e plantas, sendo o setor responsável por mais de 200 mil empregos diretos. Essa informação é importante pois pode nos ilustrar o panorama geral da importância de se ser um dono de negócio de flores.

Lá em 2012, mantive a floricultura 100% física, mas com o tempo pude experimentar a possibilidade de ter uma loja somente on-line. Essa é uma diferença bem importante de se ter esse tipo de negócio: é viável manter uma loja física, uma loja on-line ou uma loja híbrida. Depende de cada empreendedor avaliar o que lhe é mais eficaz para o negócio. Com essas duas importantes informações dadas, é preciso reforçar que o caminho para começar um negócio de flores não é único. Não existe uma fórmula perfeita para trilhar essa jornada, mas o que posso fazer é compartilhar a caminhada que fiz.
Eu possuía outra profissão e obviamente tive que estudar muito sobre a área. Esse é o primeiro conselho: estude bastante! Procure se informar sobre conteúdos de gestão de negócio e busque formações e cursos de florista. Você precisa dominar o tema do seu próprio negócio, então, estudar e sempre se atualizar é uma dica primordial a ser considerada. A segunda orientação é elaborar um plano de negócios. Para isso, é importante que você tenha contatos com pessoas que entendam de gestão e que estejam disponíveis a lhe auxiliar.
Já com um plano de negócio em mãos busque se informar sobre quais itens e equipamentos são necessários para você trabalhar com flores. Mesmo que opte por uma loja somente no virtual é necessário saber quais são as principais ferramentas para o seu negócio. Com um plano bem estruturado e os equipamentos adequados o passo seguinte é criar a sua marca. Pense no nome, slogan e logomarca, posicionamento e as cores da identidade visual. Essa é uma fase crucial e que deve ser realizada com calma e com muita pesquisa. Afinal, sua marca é o que vai dar o tom do seu negócio.
Uma etapa que precisa também de atenção é a hora de se regularizar. No meu caso, eu procurei um profissional especializado que me auxiliou sobre os trâmites e burocracias ao abrir um CNPJ. Atualmente, existe uma plataforma do governo que orienta pequenos empreendedores sobre como abrir uma microempresa. É importante se informar sobre essas questões legais para evitar prejuízos e dor de cabeça no futuro.
E por fim, mas não menos importante, coloque o seu negócio nas redes sociais. Com uma marca e um plano de negócio pronto para ser seguido é hora de investir no digital. Configure suas redes sociais, se posicione digitalmente, avalie em quais acredita ser mais importante manter a presença do seu negócio e planeje os conteúdos. O digital é uma excelente oportunidade de crescimento para pequenos empreendedores e para quem está começando agora o seu negócio.





