Falar sobre concorrência é pensar em trajetórias.
Pensar em trajetórias é refletir que cada um parte de um lugar diferente. Como dono de um negócio de flores é preciso entender que o seu jardim não possui as mesmas características que o jardim do vizinho. Cada um possui sua própria trajetória. Cada um possui sua própria largada. Lidar com a concorrência é lidar com os próprios medos, inseguranças e incertezas que são naturais para todo pequeno empreendedor preocupado com o futuro do seu negócio.
Pense na concorrência como uma oportunidade de crescimento.
Afinal, é ela a responsável por estimular as empresas a investirem, inovarem e consequentemente a alcançarem novos degraus no caminho do sucesso. No mundo dos negócios existem algumas estratégias padronizadas sobre como “vencer” a concorrência. As business school orientam conhecer bem o mercado, analisar os preços e fazer constantes comparativos dos produtos. Porém, antes de seguir essas orientações dos tubarões dos negócios é preciso olhar para dentro e este artigo traz algumas dicas já testadas na Villa Flores sobre como lidar com a concorrência.

A primeira e mais essencial delas é organizar-se. Do que adianta se preocupar com o negócio alheio se o seu próprio está uma zona? Volte-se para dentro. Organize o seu negócio, porque se ele não estiver organizado nenhuma outra dica lhe será útil para saber lidar com a concorrência. Com um negócio bem estruturado o próximo passo é olhar mais ainda para dentro. Qual o seu diferencial? Pense sobre quais são os seus pontos fortes e fracos. O que lhe torna especial dentro de um mercado tão amplo e diverso? Avalie com frequência sua tabela de produtos. Atualize suas estratégias. Busque conhecer as novas ferramentas disponíveis e experimente.
Seja memorável, seja verdadeiro
Outro fator importante para ser avaliado é a sua marca. Ela é forte? Está sendo lembrada? Sua marca precisa ter a sua identidade, pois é exatamente isso que irá destacar seu negócio. Trabalhe bem sua marca e faça com que as pessoas não a esqueçam. Seja memorável! E por falar em memórias, qual a experiência o seu negócio proporciona para os seus clientes? Mais que comprar um produto ou serviço as pessoas desejam ter experiências agradáveis, criar boas memórias e compartilhá-las com o mundo. Portanto, crie boas experiências para o seu cliente, deixe-o confortável e satisfeito e assim ele lhe será fiel até o fim.
Seja verdadeiro com o seu público e com você mesmo. Não entre em guerras de preços. Ela só prejudica os pequenos empresários. Competir pelo menor preço é arriscar em situações limites que poderão inclusive levar o seu negócio à falência. No entanto, isso não significa rebaixar o seu produto ou serviço a um preço irrisório. Reconheça o seu valor. Pratique um preço compatível com o mercado e com a sua força de trabalho. Seja justo com o cliente e com você mesmo. Entenda que a valorização do seu produto ou serviço começa de dentro para fora. Começa com você.











